Saúde Segurança Pública

Unicef: Impacto da Covid-19 pode matar 6 mil crianças por dia em 6 meses

Foto: Tércio Teixeira/Folhapress
Foto: Tércio Teixeira/Folhapress

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou um relatório que indica que 6 mil crianças podem morrer diariamente de causas evitáveis, nos próximos seis meses, em razão do enfraquecimento dos sistemas de saúde pelo mundo, causado pela pandemia do novo coronavírus.

O documento da agência, divulgado nessa terça-feira (12), se baseia em uma análise de pesquisadores da Escola de Saúde Pública Bloomberg da Universidade de Medicina Johns Hopkins, publicada recentemente pela revista científica The Lancet Global Health.

O Unicef afirma que, com base no pior de três cenários previstos para 118 países de renda média e baixa, no mesmo período, 1,2 mil, das 6 mil mortes diárias, serão de crianças com menos de 5 anos. Isso seria uma consequência da redução nos níveis de cobertura dos serviços de saúde no mundo. De acordo com o relatório, os dez países que podem alcançar os maiores números de mortes infantis são Bangladesh, Brasil, República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia, Nigéria, Paquistão, Uganda e Tanzânia. (Informações da CNN)