UnB cassa diploma e expulsa estudantes de sete cursos diferentes após fraude em cotas raciais

UNB-FELIPE-MENEZES-METROPOLES.jpg

Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

 

“Trata-se de decisão inédita na história da instituição”, afirma a Universidade. 

Nesta segunda-feira (13), a Universidade de Brasília (UnB) determinou a expulsão de 15 estudantes, após verificar denúncias de fraudes no ingresso por meio das cotas raciais. A UnB afirma que, “trata-se de decisão inédita na história da instituição”, que também anulou crédito de mais oito alunos e cassou o diploma de outro dois egressos.

O processo de análise dos casos teve início em 2017, quando a instituição recebeu denúncia de fraude na utilização da política de cotas raciais por parte de 100 estudantes, contudo, a ordem de expulsão foi assinada somente hoje (14). 

Segundo a Universidade, os estudantes expulsos são dos cursos de Direito (quatro), Medicina (quatro), Ciências Sociais (três), Letras-Francês, Ciência da Computação, Engenharia de Software e Medicina Veterinária (um de cada uma dessas graduações). Os ex-alunos com diploma cassado cursaram Direito. Eles também tiveram os créditos anulados.

A averiguação preliminar descartou o envolvimento de 73 estudantes. A instituição explica que estes alunos atendiam os critérios fenotípicos e/ou não haviam ingressado pelas cotas. Em entrevista ao portal G1, o chefe de gabinete da Reitoria da universidade, Paulo César Marques, disse que a medida é importante para inibir as fraudes, além de valorizar a política de cotas.”O mais importante é o efeito educativo que causou. Mostra que burlar não compensa e que a universidade está atenta”, ressaltou.

scroll to top