Bahia Educação Notícias

UFBA anuncia retomada das aulas presenciais no próximo semestre

Foto:  Jornal A Tarde
Foto: Jornal A Tarde

A Universidade Federal do Bahia (UFBA) decidiu nesta sexta-feira, 12, retomar as aulas presenciais a partir do próximo semestre letivo 2022.1 As atividades no campus estão em sua maioria suspensas desde 2020 devido a pandemia de Covid-19. Em resolução, a universidade argumentou que “o ensino universitário é essencialmente presencial, sendo a presencialidade imprescindível para completar o processo formativo”.

A UFBA informou que a decisão foi tomada após deliberações da sessão plenária realizada nesta sexta e que foram considerados a atual situação sanitária, com redução de risco de transmissão e infecção da Covid-19 e o aumento da cobertura vacinal na Bahia.

Uma das obrigações para participar das atividades presenciais nos campi da UFBA é ter o esquema vacinal contra a Covid-19 completo. Além disso, para o retorno presencial serão adotados requisitos de biossegurança e a manutenção de medidas protetivas (uso de máscara, distanciamento, desinfecção, entre outros), mesmo entre completamente vacinados contra a doença.

Só poderão desempenhar suas atividades de modo remoto, os servidores que tenham 60 anos ou mais, tenham imunodeficiência ou doença crônica grave, apresente alguma condição que impeça a vacinação contra a Covid-19, tenha filho em idade escolar que não tenham retomado as atividades presenciais regulares, estejam encarregados de cuidados de pessoas com atenção especial, estejam em período de gestação ou lactação.