Trabalhadores da Ford voltam a protestar na porta da fábrica em Camaçari

whatsapp-image-2021-01-21-at-06.48.53.jpeg

Foto: Reprodução TV Bahia

Na manhã desta quinta-feira (21) funcionários e ex-funcionários da Ford Camaçari fizeram uma nova manifestação na porta da unidade contra o fechamento da fábrica e a reativação dos postos de trabalho.

A montadora anunciou no dia 11 de janeiro o encerramento da produção de veículos no Brasil e a paralisação imediata das atividades em Camaçari, mantendo apenas por alguns meses a produção de peças para estoque de pós-venda.

Os trabalhadores foram convocados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari (STIM) e durante o protesto, eles penduraram suas fardas em um alambrado que contorna a sede da fábrica. Nas roupas escreveram nomes de familiares e frases de pedido de respeito.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente do STIM, Júlio Bonfim, informa que estão acontecendo reuniões com algumas embaixadas, a exemplo da China e Japão, além do Ministério Público do Trabalho.

“Já estou aqui me preparando para mais uma reunião com a Ford, o pleito está sendo discutido. Existe já uma situação de alerta, de preocupação das empresas que prestam serviço para o Complexo Ford, que estão fazendo desligamentos. Empresas como a Magna, como a Sian”, disse Bonfim nesta quarta-feira (20).

A montadora afirma que serão cinco mil empregos afetados. Porém, o sindicato estima que serão 12 mil trabalhadores diretos afetados. Ainda, conforme o STIM, os empregos indiretos somam 60 mil.

O sindicato planeja também para esta quinta-feira uma grande manifestação em concessionárias de veículos.

scroll to top