Teste pode identificar o vírus da Zika em até 20 minutos

mosquito-zika.jpg

Foto: Reprodução

Testes rápidos para diagnóstico de infecção por Zika Vírus começam a ser distribuídos para todo Brasil. Para a Bahia são destinados 307 mil no primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde, e segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em até 15 dias o lote deverá estar disponível, prioritariamente, nas maternidades e laboratórios públicos em todo estado.

Em até 20 minutos, será possível identificar se o paciente está infectado ou se já teve contato com o vírus da Zika em algum momento da vida. O dispositivo foi desenvolvido e produzido pela Bahiafarma, laboratório público do Estado da Bahia.

O foi primeiro do País a obter registro, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para um teste sorológico rápido de identificação da Zika. Foto: Divulgação Sesab

O laboratório foi primeiro do País a obter registro na Anvisa para um teste sorológico rápido de identificação da Zika. Foto: Divulgação Sesab

O diagnóstico de infecção pelo Zika Vírus vinha sendo feito apenas por meio da detecção da presença do vírus em si, pela técnica laboratorial de PCR. O procedimento é mais demorado, pode durar semanas, e só é capaz de detectar casos hiperagudos, quando ainda há presença do vírus na circulação sanguínea. Essa técnica, segundo a Sesab, custa de dez a 15 vezes mais do que o teste rápido.

O Ministério da Saúde adquiriu 3,5 milhões de testes, que estão sendo distribuídos na rede pública em todo país, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Casos

Dados da vigilância epidemiológica revelam que em 2016 foram notificados mais de 57 mil casos de Zika na Bahia. Neste ano, até 21 de fevereiro, já forma registradas 469 notificações.

Informações Ascom Sesab

scroll to top