Bahia Cultura e Entretenimento

TCA em Casa divulga programação da 3ª semana de dezembro

Osba-em-Casa-Virtual-768x432

Na terceira semana de dezembro, a programação do ‘TCA em Casa’ do Teatro Castro Alves (TCA) tem mais uma vez seus corpos artísticos, Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), como grandes atrações.

O BTCA reagiu às circunstâncias de 2020 para manter ativos os compromissos de criação, difusão, formação e qualificação no campo da dança. Nos últimos nove meses, a internet tornou-se palco para exibição de grande volume de criações inéditas e de repertório, bate-papos, intercâmbios, aulas abertas e muita interação com públicos diversos. Em dezembro, a companhia oficial de dança da Bahia encerra as atividades anuais oferecendo atividades especiais: as vivências virtuais ‘Do mundo das divindades às danças afro-brasileiras’ e oficinas de balé clássico.

Nas vivências virtuais, o bailarino Gilmar Sampaio convida o público a um passeio pelo mundo das divindades do candomblé, diretamente do terreiro Casa do Mensageiro. Tendo os quatro elementos da natureza como referência, o professor faz, por meio da dança, a ligação de cada divindade com o seu ‘mundo sagrado’, passando pelas danças específicas, cânticos, culinária, além dos itãs (lendas) que contam a história de vida dos principais Orixás.

A segunda edição, ‘Água e Ar’, será nos dias 17 e 18 de dezembro. As atividades se iniciam às 10h, em salas virtuais na ferramenta Zoom Meeting. São oferecidas 20 vagas e é necessário garantir lugar, na véspera de início, a partir de link disposto nas redes sociais do BTCA.

Já as oficinas de balé clássico têm duração de três dias, com os professores Anna Paula Drehmer e Leonard Henrique, acompanhados das bailarinas Adriana Bamberg e Solange Lucatelli. Os encontros ocorrem de segunda a quarta-feira, sempre a partir das 19h30, com aulas também realizadas no Zoom Meeting. Cada turma tem 30 vagas e a segunda delas ocorre de 14 a 16 de dezembro. As inscrições igualmente deverão ser feitas previamente em link disposto nas redes sociais do BTCA.

Foto: Reprodução