Tarifas de energia serão reduzidas no mês de abril

conta-coelba.jpg

Foto: Mila Cordeiro | Ag. A TARDE

As contas de luz do mês de abril serão mais baratas. As tarifas terão desconto por conta da devolução dos valores cobrados a mais no ano passado, derivados do custo de energia da termelétrica Angra 3. O valor total a ser devolvido é de R$ 900 milhões.

No entanto, a energia não foi usada porque a usina não entrou em operação.

Além da Bahia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou o reajuste em mais 89 distribuidoras em todo país. Segundo a Coelba, o percentual de redução da tarifa será de 15,46%.

O procedimento de devolução será divido em duas etapas. A primeira em abril, quando a tarifa será reduzida para reverter os valores de Angra 3 incluídos desde o processo tarifário anterior e, ao mesmo tempo, deixará de considerar o custo futuro do Encargo de Energia de Reserva (EER) da usina.

A segunda inicia no dia 1º de maio e permanece até o próximo processo tarifário da distribuidora de energia, no caso a Coelba. A tarifa apenas deixará de incluir o EER de Angra 3.

As contas de energia devem vir com texto informativo, seguindo orientações da Aneel, para orientar os consumidores sobre o processo.

scroll to top