Símbolo do Samba: Dona Ivone Lara é homenageada pela Ordem do Mérito Cultural

dona-ivone-lara.jpg

Foto: Rafael Ohana/CB/D.A Press. Brasil

A “Diva do Samba” brasileiro, Dona Ivone Lara, será a grande homenageada da cerimônia da Ordem do Mérito Cultural, na noite desta segunda-feira (7), no Palácio do Planalto, em Brasília. A artista receberá a comenda máxima grã-cruz. Com o tema o centenário do samba, o evento também premia outros 29 nomes e seis instituições. A honraria é a principal condecoração do governo federal para a área de cultura.

Nascida no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro, Dona Ivone foi a primeira mulher a fazer parte da ala dos compositores de uma escola de samba, lugar pouco ocupado pelo sexo feminino. O jeito para lidar com o preconceito, foi abrir mão da autoria das suas primeiras composições para que fossem aceitas. Seu primo, Mestre Fuleiro, é quem assinava as letras. Somente em 1965, é convidada para compor, ao lado de outros parceiros, o samba-enredo da Império Serrano em homenagem aos 400 anos do Rio de Janeiro: Os Cinco Bailes da História do Rio.

Símbolo de representativa e resistência feminina e negra, a cantora já lançou mais de 10 discos e teve suas canções gravadas por artistas como Gal Costa, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Vanessa da Mata, Paulinho da Viola, Alcione e outros.

As músicas de Dona Ivone percorrem gerações e fazem sucesso até hoje. Acreditar (1976), Sonho Meu (1978) e Alguém Me Avisou (1980) são exemplos de uma trajetória consolidada no mundo do samba.

Com informações do MinC e Portal Brasil

scroll to top