Camaçari Notícias Político

Sessão ‘Mulheres Rurais em Movimento’ acontece em Camaçari, quarta-feira (01)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Acontece nesta quarta-feira (01.12), a partir das 9h, no plenário da Câmara de Camaçari, a Sessão Especial com o tema Mulheres Rurais em Movimento. Proposta pela vereadora Fafá de Senhorinho (DEM), a atividade contará com palestra sobre a atuação feminina no meio rural e homenagens a algumas das mulheres que fazem parte do movimento.
Na sua justificativa, a proponente cita dados da Secretaria de Agricultura e Pesca, que indica que as mulheres que compreendem os grupos de agricultoras, artesãs e pescadoras/marisqueiras somam a maioria de produtores rurais em Camaçari. “Essa sessão tem o objetivo de reconhecer a importância de cada trabalhadora que, com coragem e determinação, enfrenta as dificuldades no dia a dia na zona rural desta cidade. Queremos direcionar um olhar mais atento para nossas mulheres rurais, conhecendo melhor suas necessidades e, enquanto Poder Legislativo, posteriormente apresentar propostas que lhes deem melhor condições de trabalho, e maior qualidade de vida”, afirma a vereadora.
Entre os palestrantes estão o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Antônio Falcão; a assistente social Mônica Evangelista, que vai falar sobre a identidade e os direitos das mulheres rurais; e o engenheiro agrônomo da Casa Familiar Rural de Igrapiúna, Francisvaldo Amaral Roza, que vai abordar a capacitação de jovens produtores.
Dentre os convidados para participar da sessão especial estão ainda Rosemma Maluf, vice-presidente da Associação Comercial da Bahia; Joanilsa da Conceição Dias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camaçari; Neilda Pereira, vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e Presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Araticum / Assentamento Pau Brasil I; Sandra Monteiro, cooperada da Cooperativa Agropecuária e Industrial de Coqueiro de Monte Gordo, dentre outras participantes.
O plenário da Câmara segue com limite de ocupação, por conta das medidas preventivas adotadas para combater a Covid-19. Os interessados também poderão acompanhar a sessão especial na transmissão ao vivo que será feita pela TV Câmara.