Sesau informa onde obter atendimento em casos de sintomas gripais

Atendimento-sintomas-gripais-Sesau-Camaçari.jpg

Foto: Sesau Camaçari

Desde a última semana uma nova síndrome gripal, causada pelo vírus da Influenza, tem levado muitas pessoas às unidades de urgência e emergência em busca de atendimento. O pico gripal fez com que o número de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e Prontos Atendimentos (PAs) de Camaçari mais que dobrasse. Entretanto, a situação pode ser evitada. A orientação da Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari (Sesau) é que as pessoas com sintomas gripais procurem o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Saúde da Família (USFs) do seu bairro.

A UPA Pediátrica, que atende em dias normais em média 70 pessoas, tem atendido 150. O mesmo quadro é visto na UPA da Gleba A, onde em dias normais são acolhidas, em média, 180 a 200 pessoas, e nos últimos dias tem atendido mais de 350. Na última segunda-feira (20/12), foram realizados 357 atendimentos na UPA da Gleba A, sendo 214 com síndrome gripal. Situação semelhante é observada também na UPA de Arembepe, PA de Monte Gordo e PA Dr. Artur Sampaio, em Vila de Abrantes.

De acordo com a Sesau, cerca de 90% dos sintomáticos gripais podem ser atendidos nas UBSs e USFs. “Nossa determinação para as unidades de saúde é que todas atendam sintomáticos gripais por demanda aberta, da mesma forma que fizemos quando tivemos o pico da Covid-19”, explicou Elias Natan, secretário da Saúde.

Todas as unidades de saúde da cidade atendem pacientes sintomáticos gripais, exceto as unidades do Dois de Julho, Ficam, Camaçari de Dentro e Jardim Limoeiro I, que encaminham os usuários para as unidades mais próximas.

No caso de sintomas leves, como dor de cabeça, dor de garganta, rinite, tosse ou coriza, o usuário deve procurar a UBS ou USF do seu bairro. Já no caso de manifestações graves, a exemplo de falta de ar, dificuldade de respirar, pressão ou dor no tórax, febre alta e lábios azulados, a orientação é buscar atendimento em uma UPA ou PA.

Em casos de crianças com sintomas de desidratação, o cidadão deve procurar a UPA ou PA mais próximo, ou ainda a UPA Pediátrica. Nas situações em que envolvem pessoas idosas com ocorrências como desmaio, confusão mental, sonolência excessiva e falta de apetite, a orientação é a mesma, buscar a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima.

As UBSs e USFs funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Com exceção da USF Nova Aliança, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As UPAs e PAs, unidades destinadas para atendimento a pacientes com sintomas graves, funcionam todos os dias, 24 horas.

scroll to top