Camaçari Notícias Saúde

Sesau Camaçari realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Foto: Thiago Pacheco
Foto: Thiago Pacheco

Com o intuito de incentivar a população a ir às unidades de saúde para tomar a primeira dose contra a Covid-19, bem como retornar para a segunda e o reforço, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari realiza neste sábado (04/12) o Dia “D” da vacinação, das 9h às 16h, ou até durar o estoque.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid, a gestão municipal, por meio da Sesau, não tem medido esforços para garantir a imunização aos cidadãos que são públicos-alvos. Atualmente, de segunda a sexta-feira há 20 locais de vacinação em ação. Como resultado do trabalho, até a quarta-feira (1º/12) já tinham sido vacinadas 210.875 pessoas com a primeira dose, e 169.305 com a segunda. A dose de reforço já foi aplicada em 14.192 cidadãos.

 Podem tomar a primeira dose todas as pessoas de 12 anos acima. A segunda dose da CoronaVac ocorre 28 dias após a primeira, enquanto que da AstraZeneca é de 12 semanas (3 meses), e o intervalo para Pfizer são oito semanas (2 meses). Sobre a segunda dose da Janssen, a Sesau continua aguardando orientações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e do Ministério da Saúde, assim como o recebimento do imunizante.

 A dose de reforço continua para população de 18 anos acima, que tenha tomado a segunda dose há cinco meses; e para imunossuprimidos com 18 anos ou mais, que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias.

 Secretário da Saúde, Elias Natan ressaltou a necessidade das pessoas se vacinarem. “É importante sob vários aspectos, inclusive pensando no coletivo, pois, a vacinação ainda é a maior arma para conter o avanço do vírus ou o surgimento de casos graves. A pessoa vacinada garantirá seu passaporte da vacinação no site do E-SUS. Passaporte este, que tem sido exigido para shows, estádios, servidores públicos e agora em dezembro será exigido para quem for utilizar o transporte intermunicipal”, destacou.

 Veja os locais de vacinação na sede e costa de Camaçari neste sábado:

 Sede

Unidade Básica de Saúde (UBS) da Gleba E

Unidade de Saúde da Família (USF) do Nova Aliança

USF Nova Vitória

USF Novo Horizonte

USF Burissatuba

USF Parque das Mangabas

USF Parafuso

Costa

UBS Vila de Abrantes

USF Fonte das Águas

USF Barra do Pojuca