Sesau altera funcionamento das unidades de saúde a partir de hoje

USF-Jardim-Limoeiro.jpeg

Foto: Thiago Canuto

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari vai alterar o funcionamento das suas unidades de saúde, a partir desta segunda-feira (6). O pico de casos da pandemia do novo coronavírus está previsto para este mês em todo o país.

Segundo o órgão, o objetivo é diminuir a possibilidade de contato entre quem está com sintomas gripais e os demais pacientes, a alteração no funcionamento também pretende minimizar a possibilidade de contaminação e propagação do novo coronavírus.

Além disso, uma outra preocupação é o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Devido a grande procura por todo o país, há uma escassez de itens como  máscaras cirúrgicas, óculos de proteção, dentre outros. E ainda temos o alto índice de absenteísmo dos servidores da saúde que pertencem aos grupos de risco, a exemplo de idosos, portadores de doenças renais e respiratórias, hipertensos, diabéticos e gestantes. Com isso, a alteração se faz necessária”, explica Luiz Duplat, secretário da Saúde.

Duplat ainda esclarece a importância desse novo modelo de atendimento. “Estamos seguindo o protocolo mundial de separar pacientes sintomáticos de assintomáticos. Com essa divisão das unidades de saúde evitaremos que gestantes em pré-natal estejam na mesma unidade que pessoas com sintomas suspeitos da Covid-19. Evitaremos também que crianças e idosos dividam o mesmo ambiente com pessoas com sintomas suspeitos. É mais uma forma de prevenção e de conseguirmos ofertar todos os serviços neste momento, em que tivemos baixas no quantitativo de servidores nas unidades de saúde”, conclui.

 

A alteração do funcionamento consiste em 2 modelos de unidades:

 

1 – Unidade de Enfretamento à Covid-19 (Sintomáticos Respiratórios)

 

Serviços Oferecidos: triagem, acolhimento, farmácia para dispensação de medicamento para sintomáticos e atendimento aos sintomáticos respiratórios.

 

2 – Unidades de Atendimento de Rotina

 

Serviços: triagem, acolhimento, curativo, farmácia, teste do pezinho, triagem neonatal, administração de medicamentos injetáveis, atendimento de pequenas urgências médicas e odontológicas, vacinas, pré-natal, atendimento a pacientes com tuberculose e hanseníase, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atendimento antirrábico e profilaxia contra o tétano.

 

Além dessas unidades, o combate à Covid-19 também ocorrerá através do Centro de Enfrentamento em Monte Gordo, para pacientes sintomáticos, mas sem internação, será apenas uma unidade de triagem e encaminhamentos; da Unidade Intermediária de Enfrentamento, na sede, para pacientes com sintomas moderados que necessitem de internação (unidade que será montada no antigo Hospital da Mulher); da Unidade Pediátrica de Enfrentamento ao Coronavírus na Policlínica Pediátrica; e do Centro Intensivo de Combate ao Coronavírus, também na sede.

scroll to top