Sesau alerta população para combate ao Aedes Aegypti em Camaçari

combate-aedes-aegypti-Camaçari-Ascom.jpg

Foto: Ascom

O clima tropical, com oscilações entre dias quentes e chuvosos, é o ambiente propício para proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika vírus e chikungunya.

Tal situação, faz com que a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari alerte a população, mais uma vez, para o combate ao mosquito, eliminando locais onde possa se proliferar.

“Todos os verões temos uma atenção redobrada no combate ao Aedes. E agora não pode ser diferente. Principalmente neste cenário no qual estamos convivendo com a Covid-19 e esta síndrome gripal, que surgiu na última semana. Se tivermos um surto de dengue, zika ou chikungunya, viveremos outro momento de muita tensão na saúde pública e privada, em virtude do aumento abrupto na busca por atendimento médico”, explicou Elias Natan, secretário da Saúde de Camaçari.

O combate ao Aedes Aegypti é simples e deve ser feito por todos, a começar dentro dos imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais. Confira algumas dicas:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada, deixar as lixeiras bem fechadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, Limpar a bandeja externa da geladeira, Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação,
limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado, cobrir bem a cisterna, cobrir bem todos os reservatórios de água;

O uso diário de repelentes também é recomendado em casa, principalmente ao sair, em especial se tratando de crianças. Em caso de terrenos baldios com possíveis criadouros do Aedes Aegypti, a população pode ligar para Ouvidoria Municipal através do número (71) 3622-7377 ou registrar a denúncia através do site da Prefeitura de Camaçari (www.camacari.ba.gov.br), na opção Ouvidoria, no menu lateral da página principal.

No caso de imóveis residenciais ou comerciais com possíveis criadouros do mosquito, como tanques descobertos, piscinas sem tratamento, pneus e garrafas a céu aberto, entre outros, as pessoas podem ligar para a Ouvidoria SUS, no número 156 e apresentar a denúncia.

scroll to top