Sefaz presta contas do 2º quadrimestre em Audiência Pública

Audiência-Pública-Divulgação-Câmara-Municipal.jpeg

Foto: Divulgação Câmara Municipal

A transparência do uso da verba pública faz parte de uma das diretrizes que norteiam a administração municipal, por isso nesta quarta-feira (29/09), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) participou da Audiência Pública, de maneira virtual, para prestação de contas e avaliação de metas fiscais referente ao 2º quadrimestre de 2021. A apresentação das informações foi conduzida pelo gestor da Sefaz, Joaquim Bahia, junto com a equipe técnica da pasta.

Na ocasião, o secretário trouxe números e percentuais relacionados ao uso das receitas e despesas até o mês de setembro deste ano. No que tange às receitas tributárias neste período, o valor arrecadado atingiu 85% do valor previsto. Na oportunidade, destacou as aplicações efetuadas na área da educação, destinado para a manutenção e desenvolvimento do ensino, e dos recursos direcionados às ações e serviços públicos de saúde no município.

“O 2º quadrimestre de 2020 foi um período mais difícil para nossa cidade por conta da crise sanitária da Covid-19. E neste ano, apesar do fechamento da Ford, os índices estão melhorando aos poucos e espero que tenhamos resultados positivos nos próximos meses. Seguimos comprometidos em fazer o uso do dinheiro público com responsabilidade”, assegurou Bahia, que durante a audiência também esclareceu as dúvidas dos vereadores que participaram da atividade.

Para a abertura dos trabalhos, o vereador e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Flávio Matos, ressaltou a importância da população ser informada sobre os processos de arrecadação e uso das receitas. O edil ainda esclareceu que a realização da audiência faz parte do cumprimento da Lei Complementar de nº. 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal que estabelece a necessidade dos munícipes terem conhecimento da receita, despesa e dívidas da gestão municipal a partir dos relatórios orçamentários e consequente o cumprimento das metas.

scroll to top