Secretaria do Meio Ambiente da Bahia oferece mais de 1700 vagas para cursos EaD gratuitos

curso-EAD.jpg

foto: reprodução

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) ampliou o número de vagas paras os cursos gratuitos oferecidos na modalidade EaD (Ensino a Distância), após o alto número de inscrições. Agora, o órgão está fornecendo 1709 vagas para cinco cursos nas áreas de: Licenciamento Ambiental, Ecologia da Paisagem, Avaliação Integrada de Impactos Socioambientais, Gerenciamento Costeiro, e Política e Gestão de Recursos Hídricos.

Com carga horária de 40 horas, os cursos vão ocorrer até 26 de maio, por meio do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar). Os participantes poderão ter acesso ao conteúdo de casa, utilizando um computador ou dispositivo móvel, em virtude ao distanciamento social, em combate ao novo coronavírus (Covid-19).

O secretário do Meio Ambiente, João C. Oliveira, afirma que 5% das vagas serão destinadas ao público de outros estados. O titular também ressaltou que a procura pelos cursos EaD superou as expectativas da secretaria, e em curto espaço de tempo, a equipe da Sema fez os ajustes necessários na plataforma para que pudéssemos atender o máximo de participantes. “Nosso objetivo agora é fazer adaptações e melhorias no sistema para iniciar novos cursos ainda nesse primeiro semestre”, declarou ele.

O diretor de Educação Ambiental da Sema, José Carlos, explica que “Esses cursos possibilitam aos participantes ferramentas que, aplicadas na realidade cotidiana, trazem significativas melhorias na elaboração e execução de políticas públicas socioambientais”.

PROGRAMA FORMAR

O programa tem como objetivo a promoção da formação continuada dos agentes públicos, servidores, técnicos, gestores, membros de órgãos colegiados e demais representantes da sociedade civil com atuação na área ambiental e que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) e o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh), contribuindo para o cumprimento das diretrizes estratégicas da Sema e do Inema no estado. Desde 2013, o Formar já emitiu 6.746 certificados, abordando as principais questões ambientais e de recursos hídricos da Bahia.

 

 

 

 

scroll to top