Secretaria de Educação manda recolher de escolas livros de Machado de Assis: ‘Conteúdos inadequados’

coronel-marcos-rocha-jair-bolson.jpeg

Um documento da Secretaria de Educação de Rondônia (Seduc) determinou nesta quinta-feira (6) o recolhimento nas escolas estaduais de 43 livros, entre os quais clássicos como “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, “Macunaíma”, de Mário de Andrade, e “Os sertões”, de Euclides da Cunha. Segundo o governo, a ordem não chegou a ser efetivada.

O memorando 4/2020, assinado pelo secretário de Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, alega que os livros apresentavam “conteúdos inadequados às crianças e adolescentes”.

O ofício lista ainda 19 obras de Rubem Fonseca, oito de Carlos Heitor Cony e três de Nelson Rodrigues. Há ainda uma observação: “Todos os livros de Rubem Alves devem ser recolhidos”.

Dois clássicos da literatura internacional também aparecem: Franz Kafka, com “O castelo”, e Edgar Allan Poe, com “Contos de terror, de mistério e de morte”.

O governador de Rondônia é o coronel Marcos Rocha (PSL-RO). Aliado do presidente Jair Bolsonaro, ele já declarou que pretende deixar sua atual legenda para ingressar nas fileiras do Aliança. Rocha deve ser o primeiro governador a se unir à nova legenda.

Foto: Reprodução/Facebook

scroll to top