Saúde Mental da Mulher é tema de seminário em Camaçari nesta sexta (27)

card_seminariocram_saudemental-01-1024x1024.png

Nos últimos anos, os transtornos mentais ganharam mais atenção, especialmente, a depressão e ansiedade, que tem afetado cada vez mais pessoas. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo são acometidas pela depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, 5,8% das pessoas sofrem com a doença, o que representa 11,5 milhões de pessoas. É a maior taxa da América Latina.

A fim de fortalecer o debate a favor dessa campanha, será realizado nesta sexta-feira (27/09), às 8h, o I Seminário Saúde Mental da Mulher, no Auditório do CRAM Yolanda Pires. O encontro tem como objetivo tratar o tema saúde mental da mulher e seus desafios diversos, além de abordar sobre a campanha Setembro Amarelo, especificamente para o público feminino.

O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O Setembro Amarelo é um mês de diálogo, que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas.

O I Seminário Saúde Mental da Mulher é destinado às frequentadoras do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Yolanda Pires, CRAS, CREAS, Conviver, Casa da Criança e do Adolescente e demais unidades do social, resultado de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), através do CRAM Yolanda Pires, e o apoio da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC).

Programação

8h – Abertura;

8h30 – Dinâmica;

9h – A importância do diálogo – Vitória Bastos (assistente social) e Viviane Carneiro (psicóloga);

10h – Saúde Mental – Márcia Cosme da Coordenação de Saúde Mental AD;

11h – Estresse e acúmulo de funções – Bárbara Guimarães, professora de Psicologia da FAMEC;

12h – Encerramento.

scroll to top