Camaçari Notícias

São Thomaz de Cantuária é celebrado com esperança e alegria em Camaçari

Foto: Jean Victor
Foto: Jean Victor

O dia de hoje, 07 de janeiro, foi todo dedicado a São Thomaz de Cantuária, logo pela manhã houve duas missas umas às 07h e outra às 09h. As comemorações continuaram ao longo do dia, a tarde uma bela carreata saiu da Paróquia Santa Luzia na Gleba C, passou pelo Phoc I, Bairro dos 46 até chegar a praça desembargador Montenegro para a última missa em celebração do santo mártir.

Mesmo sendo impedidos de realizar a tradicional procissão a igreja de Camaçari, celebra com alegria seu santo padroeiro, durante a carreata alguns devotos que estavam em casa saem as suas portas para louvar a São Thomaz. Os fieis em seus carros e motos buzinam durante  trajeto e mesmo quem não estava motorizado participou de bicicleta.

Ao chegar na praça onde está a igreja Catedral de Camaçari, o altar já estava montado para a missa Solene, enquanto todos se preparavam o pároco da catedral Padre Osmar Júnior nos concedeu uma entrevista e fala sobre os desafios enfrentados.

“O grande desafio é reavivar o coração das pessoas, que depois desse período tanto tempo de afastamento e isolamento, nós podemos despertar nas pessoas um retorno mesmo que gradualmente, com todos os cuidados, mas recordar que a fé está viva, e é ela que nos sustenta e ela está aí, em nós. Independentemente de situações difíceis e desafiadoras é pela fé que nós podemos superá-las”.

Ouça a entrevista completa:

O estudante de medicina, Paulo Ricardo, relata a sensação de alegria de estar presente na festa do padroeiro de Camaçari, celebrando sua fé.

“É uma sensação de esperança no meio de tudo que a gente viveu nos últimos dois anos. Pra gente é alegria, é jubilo, é uma festa extremamente tradicional, não podemos fazer nossa tão conhecida procissão, mas estamos aqui para comemorar mais 1 ano.”

Falando sobre as características do santo ele conta como a vida de São Thomaz lhe serve de inspiração:

“A capacidade dele de entregar a vida pela igreja, entender que os poderes deste mundo são secundários”, comenta Paulo.

Para o novo ano que iniciou a poucos dias Paulo te um pedido especial:

“O fim da Pandemia e que ele consiga atingir a vida dos jovens, que os jovens possam se encontrar de novo com essa luz que é Cristo”, pede.

Ouça a entrevista completa:

Nos ritos finais Padre Júnior pediu aos devotos para fazerem seus pedidos e levantarem suas fitinhas para serem abençoadas. Para finalizar a festa diversos fogos foram tocados, ao som do Hino de São Thomaz de Cantuária.