Bahia Esporte e Bem estar Salvador

Salvador irá sediar reta do final da Copa do Nordeste; campeonato retorna ainda este mês

foto: divulgação
foto: divulgação

 

Em hiato desde março devido a pandemia do novo coronavírus, a Copa Nordeste retornará aos campos no dia 21 de julho para ser finalizada em 04 de agosto, na capital baiana. A decisão de sediar o campeonato em Salvador foi confirmada pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (8), após avaliação criteriosa das equipes técnicas de saúde do município e do governo do Estado. 

A Prefeitura afirma que a competição seguirá com um protocolo minucioso, elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e validado pelos poderes públicos. Não haverá presença de público em estádio. “Discutimos com o governo do Estado, analisamos detalhadamente o protocolo apresentado pela CBF e pela Liga do Nordeste e compreendemos que são regras seguras e que é possível autorizar a realização dos jogos em Salvador. Os estádios estarão de portões fechados, sem nenhuma perspectiva de liberarmos a presença de público”, afirmou ACM Neto. 

O prefeito destacou que o protocolo foi pensado de forma rigorosa para a segurança de todos. As medidas devem ser cumpridas desde a chegada das delegações no aeroporto, no caminho para o hotel, no treinamento, concentração, partida e durante toda a estadia das equipes na cidade. ACM Neto reforçou que a atividade não é um vetor potencial de transmissão do coronavírus e que os riscos para os atletas são calculados. 

“Uma das exigências é que todos os jogadores, antes de sair da concentração, em qualquer partida, vão ter que ser testados para a Covid-19. Ou seja, se houver alguém contaminado, vamos descobrir antes da partida. Salvador pretende mostrar ao Brasil, neste momento, que sabe desenhar protocolos rigorosos e criteriosos na liberação de atividades e proibição de outras”, destacou.