Salvador: Fronteiras do Pensamento recebe filósofo francês Pierre Lévy nesta terça (10)

pierre_levy-min.jpg

O filósofo francês Pierry Lévy é o conferencista da edição desta terça-feira (10/09) do Fronteiras do Pensamento, que acontece às 20h30, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. O evento é o segundo da temporada 2019 do projeto na capital baiana, que ainda contará com as participações das escritoras brasileiras Djamila Ribeiro e Lilia Schwarcz (01º de outubro), além de já ter recebido o escritor cubano Leonardo Padura.

Lévy é um reconhecido pesquisador das tecnologias da inteligência e investiga as interações entre informação e sociedade. Mestre em História da Ciência e Ph.D. em Comunicação e Sociologia e Ciências da Informação pela Universidade de Sorbonne, é um dos mais importantes defensores do uso do computador, em especial da internet, para a ampliação e a democratização do conhecimento. Seu foco de estudo se concentrou na área da cibernética e da inteligência artificial.

Em 1987, lançou seu primeiro livro, “A máquina Universo – Criação, cognição e cultura informática”. Também é autor de “A inteligência coletiva, O que é virtual?” e “Cibercultura”. Tornou-se mundialmente conhecido a partir de 1994 com a difusão de sua tese sobre a “árvore do conhecimento”, sistema criado junto com Michel Authier que é composto por um software de cartografia e pelo intercâmbio de conhecimentos entre comunidades, gerando uma enciclopédia virtual em constante transformação.

Atualmente, é professor de Inteligência Coletiva na Universidade de Ottawa. Nas duas últimas décadas, está trabalhando na criação de uma linguagem universal na rede através do Information Economy Meta-Language (IEML). Segundo o projeto, o mundo vive a quarta revolução e chegará a um sistema semântico de metadata universal situado na nuvem, construído colaborativamente e capaz de orientar o futuro da comunicação digital. Pierre Lévy acredita que a cibercultura coloca o ser humano diante de um mar de conhecimento, onde é preciso escolher, selecionar e filtrar as informações, para organizá-las em grupos e comunidades onde seja possível trocar ideias, compartilhar interesses e criar uma inteligência coletiva.

Os ingressos estão disponíveis nas bilheterias do TCA, nos SACs dos shoppings Barra e Bela Vista, pelo site www.ingressorapido.com.br. A entrada custa R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).

Mais informações podem conferidas no portal www.fronteiras.com.

scroll to top