Salvador: Casa do Benin tem novos dias de visitação

Casa-do-Benin_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-7.jpg

A Casa do Benin, em Salvador, passou a ter novos dias de visitação: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. O equipamento cultural possui um acervo oriundo de países africanos, especialmente do Benin, e abrigam peças artísticas feitas com materiais diversos, como madeira, cerâmica, bronze, tecido, além da beleza arquitetônica do imóvel.

O espaço também promove diversas atividades, como eventos de gastronomia, oficinas artísticas, música e arte. “Existe um intercâmbio cultural entre a Bahia e o Benin que é enriquecedor. Uma grande parte de africanos escravizados e trazidos para a nossa cidade e recôncavo, vieram do Benin e seus descendentes retornaram à África levando nossa cultura. É o que Pierre Verger chamava fluxo e refluxo cultural. E isso tem muito valor para nossa cultura”, afirma a gestora da Casa do Benin, Aline Rodrigues Guimarães.

O equipamento recebe cerca de 350 visitantes por mês na baixa estação, e 800 visitantes na alta estação, que compreende os meses de verão. Durante as visitações é realizada uma mediação cultural para aproveitamento do acervo, apresentando uma temática educativa afro-brasileira e africana.

A Casa do Benin fica localizada na Rua Padre Agostinho Gomes, 17, no Pelourinho.

scroll to top