Salvador

Salvador Bahia Airport conquista o título de Aeroporto Mais Sustentável do Brasil pela 2ª vez

Foto: Will Recarey
Foto: Will Recarey

Pelo segundo ano consecutivo, o Salvador Bahia Airport foi apontado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o mais sustentável do Brasil. O aeroporto, que é integrante da rede VINCI Airports, conseguiu a pontuação mais alta na sua categoria (mais de 5 milhões de passageiros/ano) no Prêmio “Aeroportos Sustentáveis”, levantamento realizado pelo segundo ano seguido pela Agência.
O Salvador Bahia Airport também obteve a maior pontuação entre todas as categorias, atingindo o score de 89,96%. A média para a sua categoria foi de 71,9%. A pontuação é calculada a partir do cumprimento de determinados critérios estabelecidos pela Anac. As notas mais altas foram obtidas em: gestão da mudança climática, gestão da energia elétrica, gestão da qualidade do ar local e gestão hídrica.

 

“Essa conquista só foi possível porque temos a preservação do meio ambiente no centro da nossa estratégia de negócios. A transição para a aviação sustentável é uma dinâmica comum para todos os aeroportos da rede VINCI Airports”, explica Yann Le Bihan, diretor técnico do Salvador Bahia Airport.
Desde o início da Concessão, em janeiro de 2018, o Salvador Bahia Airport vem se destacando por suas ações ambientais. Ele foi o primeiro do Brasil a instalar de uma usina solar, a não dispensar resíduos sólidos em aterro sanitário e ser zero efluente. Também recebeu o selo de “Aeroporto Verde” do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe (ACI-LAC).

 

O reconhecimento obtido pelo Aeroporto é fruto da política ambiental da VINCI Airports. Ela estabelece metas ambiciosas para todos os seus aeroportos e emprega soluções concretas. Entre elas estão a redução da pegada de carbono e do consumo de água potável em 50%, e a não dispensação de resíduos sólidos para aterro sanitário.