Ronda Maria da Penha comemora cinco anos de serviço na Bahia com homenagens

normal_15838358751.jpg

Foto: reprodução/AscomSSP

A solenidade em comemoração aos cinco anos de serviço da Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar da Bahia, aconteceu na noite da última segunda-feira (9), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia. Na ocasião, a Ronda Maria as Penha prestou homenagem às autoridades baianas, como o governador Rui Costa e o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, que foram agraciados com uma placa.

A Ronda Maria da Penha tem sede na capital e núcleos em outros 15 municípios baianos. No evento, o governador anunciou que a iniciativa chegará a mais oito cidades: Teixeira de Freitas, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Cruz das Almas, Jequié, Irecê, Catu e Entre Rios. “A Ronda será ampliada, mas fica sempre o desejo que ela se torne desnecessária o mais rápido possível”, acrescentou Rui.

Segundo o Governo do Estado, durante estes cinco anos a Ronda Maria da Penha já atendeu 6,6 mil mulheres e realizou 27 mil fiscalizações, além de 217 prisões na Bahia. “Pode-se dizer que são 217 feminicídios a menos nas estatísticas da última metade de década. Gostaríamos que a Ronda Maria da Penha não fosse mais necessária, mas, enquanto isso não acontece, trabalharemos para que cada vez mais mulheres se sintam seguras e possam denunciar agressões”, afirmou a comandante da tropa especializada, major Denice Santiago, que transferiu o cargo para a major Flávia Barreto durante a solenidade.

A Ronda Maria da Penha é referência nacional na assistência às mulheres, fornecendo o acompanhamento das mulheres protegidas por medidas judiciais, que são identificadas com a ajuda das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O projeto também faz ações como visitas domiciliares, acompanhamento em audiências judiciais e promove palestras de conscientização.

scroll to top