Camaçari Gente que Faz Notícias Poder Público

Requalificação do Centro Histórico de Camaçari é pauta de reunião

Foto: Ascom Camaçari
Foto: Ascom Camaçari

A preservação do patrimônio histórico e manutenção dos equipamentos públicos culturais de Camaçari têm sido uma das pautas defendidas pela administração pública municipal. Com essa proposta, a equipe da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP)/CAF, vinculada à Secretaria do Governo (Segov), realizou nesta quarta-feira (22/09), uma reunião com as secretárias da Infraestrutura (Seinfra) e da Cultura, Joselene Cardim e Márcia Tude, respectivamente. O encontro teve como finalidade dialogar sobre os elementos que compõem o projeto de requalificação do Centro Histórico da cidade.

Durante o encontro, foram colocadas em evidência as melhorias que as outras fases do projeto proporcionarão para a população, espaços ainda mais modernos e repaginados, a exemplo das propostas previstas para reformar as praças Desembargador Montenegro, Primeiro de Maio e Abrantes, assim como também a requalificação das principais vias urbanas do Centro, como as ruas Adelina de Sá e Eixo Urbano Central que integram espaços culturais e o camelódromo.

Na oportunidade, ainda foi falado sobre os avanços das obras de requalificação que estão em execução na Estação Ferroviária, que abrigará o Museu da Cidade, as edificações do CineTeatro e do antigo Arquivo Público. Para a gestora da Infraestrutura, Joselene Cardim, esses encontros são importantes para alcançar resultados positivos por meio de um trabalho em conjunto. “Queremos ampliar esse projeto e contemplar outros espaços que compõem o Centro da cidade. Tenho certeza que essas intervenções serão significativas para a população de Camaçari, para o comércio local e toda a comunidade camaçariense”, pontuou.

Em concordância com a sua explanação, a gestora da Cultura, Márcia Tude, agradeceu a receptividade das equipes e reforçou a relevância de manter a história de Camaçari viva. “Precisamos acompanhar o processo de modernização da cidade, mas também manter a cultura e história dos nossos ancestrais materializada. Estamos reunindo todos os esforços e comprometidos para fazer o melhor para o povo da nossa cidade”, partilhou.

A coordenadora da UGP/CAF, Ana Paula Boson, ainda aproveitou a ocasião para abrir a planta do projeto para o aprimoramento das discussões, que foram focadas no desenvolvimento urbano do município, fortalecimento do comércio local, dentre outras benfeitorias. Um novo encontro está previsto para acontecer na próxima semana, com a finalidade de dar continuidade aos diálogos entre os órgãos municipais.

Também participaram da reunião, o subsecretário da Infraestrutura, Antônio Almeida; o diretor de projetos da Seinfra, Jeferson Marinho, e o gerente de projetos da UGP/CAF, Bruno Grucci, além da assessoria técnica da Cultura.