Cultura e Entretenimento Mercado e Negócios Notícias Salvador

Reativação do Elevador do Taboão reacende valorização do Centro Histórico

Foto:  Jefferson Santos Secom
Foto: Jefferson Santos Secom

Duas semanas após o início do funcionamento, o Elevador do Taboão já é um atrativo turístico e de mobilidade para toda a população de Salvador. Recém-entregue à cidade de Salvador pela Prefeitura, o ascensor tem recebido turistas e da população, para conhecer sua história e como um novo meio de transporte diário. O elevador é um dos meios de transporte que podem ser utilizados, para fazer a ligação entre o Pelourinho e o Comércio.

Completamente recuperado, o equipamento possui áreas com mesas, sanitários, uma horta florestal suspensa, além de cabines totalmente modernas, climatizadas e uma placa contendo a história do equipamento, que após 60 anos parado foi reativado.

Funcionamento – A cabine do elevador tem capacidade para até 14 pessoas, mas devido à pandemia estão sendo transportadas apenas oito pessoas por vez, seguindo os protocolos de segurança. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo o acesso gratuito por período indeterminado.

Bikes – Os usuários também podem levar uma bicicleta por viagem nas cabines, o que permitirá uma locomoção ainda mais confortável e segura, evitando as ladeiras que interligam as regiões. Além do Elevador do Taboão, os ciclistas já contam com a possibilidade de transitar com suas bikes nos planos inclinados Pilar e Liberdade, além do Elevador Lacerda, desde 2013.