Projeto “Das Telas às Imagens” chega à terceira etapa e programação segue até o dia (17)

secult_das_telas_às_imagens_1ª-temporada_3ª-etapa_10.11-3.jpeg

Foto: Divulgação

O projeto “Das Telas às Imagens – Identidade Cultural Por Cada Um de Nós” chega à terceira etapa e a exposição itinerante, que integra o trabalho de cinco artistas e acontece simultaneamente em três espaços de Camaçari, ganha uma nova programação, que segue até o dia 17 de novembro.

O teatro da Pracinhas da Cultura recebe obras da coleção “As sete maravilhas da costa”, do artista plástico Nilson Carvalho. O foyer do Teatro Alberto Martins passou a abrigar as exposições “Caminhos do inconsciente”, de Mhari Conceição, e “Crença e fé”, de Itamar Pinheiro. Já no foyer do Teatro Cidade do Saber, estão em cartaz as mostras “Como eu te vejo”, de Tamirys da Silva, e “Mandalas”, de Sony Sol.

“Das Telas às Imagens – Identidade Cultural Por Cada Um de Nós” é realizado pelo Núcleo de Produção do Teatro da Cidade do Saber, através do subprograma Camaçari Tem Cena, com o objetivo de fomentar uma reflexão individual, coletiva e social sobre o contexto da arte e sua real importância, transcendendo o ambiente e atingindo a sociedade.

São abordadas temáticas variadas, buscando desenvolver um olhar crítico e sensível, além do desenvolvimento do gosto pela arte, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural, como uma forma de ver, viver e conviver com a arte no espaço cultural por meio da formação de plateia e, até mesmo, de novos talentos. Ao final desta temporada, o projeto fará parceria com novos artistas.

Confira mais sobre os artistas e as obras:

Foyer do Teatro Cidade do Saber

Artista: Sony Sol – artista plástica, autodidata, arte-educadora, estreou em 2010 cartões em produto orgânico na Itália.

Obra: Mandalas

As mandalas, em seus formatos e cores, retratam desejos, fantasias, reflexão do ‘eu e o mundo’, trazendo a representação de ideias personificadas em cada um. O colorido da mandala, além de ferramenta terapêutica, atrai bons fluidos e, principalmente, trabalha a criatividade interior de cada um.

Artista: Tamirys Silva – artista plástica, pintora, camaçariense. Iniciou sua trajetória artística em 2014, na Cidade do Saber.

Obra: Como eu te vejo

O conjunto de obras aleatórias carregam a imagem de mulheres em suas diversas formas, trazendo assim a poesia do olhar a outra. “Existe uma rebelião dentro de mim para que me faça perder de mim mesma” (Tamyris Silva).

Foyer do Teatro Alberto Martins

Artista: Mhari Conceição – graduada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), arteterapeuta pela Escola Bahiana de Medicina, atua como professora, artista plástica, cenógrafa, figurinista e arteira.

Obra: Caminhos do inconsciente

Caminhos do Inconsciente reúne obras abstratas realizadas com técnicas diversas. Assim como a alma fala através das artes, as pinturas abstratas revelam o que a boca não pode dizer e o que as palavras são incapazes de pronunciar. Almas nuas!

Artista: Itamar Pinheiro – fotógrafo especialista em diversos estilos, campeão do concurso Fotografe Camaçari 2018 na categoria Profissional, idealizador do Banco Iconográfico de Camaçari.

Obra: Crença e fé

A exposição retrata memórias, valor histórico e cultural das igrejas da cidade de Camaçari. As imagens refletem a valorização, conservação e, principalmente, salvaguarda os bens culturais da igreja, consolidando valores importantes e contribuindo com novas gerações nos valores de memória de um povo.

Teatro da Pracinhas da Cultura

Artista: Nilson Conceição Carvalho – artista plástico, com imagem de Santa Dulce no Museu da Santa, professor de artes plásticas, pioneiro em pintura de mulheres do município.

Obra: As sete maravilhas da costa

A obra retrata a costa de Camaçari e suas belezas. As telas também refletem o espelho de Vila de Abrantes a Itacimirim, formando o espetáculo de riquezas da natureza da Bahia.

scroll to top