Programa Mais Médicos abre edital com mil vagas para brasileiros

saude-brasil-programa-mais-medicos.jpg

Foto: Reprodução

A participação dos brasileiros no programa Mais Médicos deve ficar maior. O Ministério da Saúde lançou hoje (11) edital de abertura de mil novas vagas para profissionais do Brasil, com o intuito de substituir os médicos cubanos que participam da iniciativa. Essa mudança é um acordo de cooperação com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas).

As inscrições começam no dia 20 de novembro e seguem até 23 de dezembro. As vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros com atuação no país serão ofertadas a brasileiros formados no exterior.

As vagas estão distribuídas por 462 municípios e a meta é substituir 4 mil médicos cooperados em três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil o número de cubanos no programa. A previsão é que a cada três meses, um novo edital seja publicado com novas vagas.

Atualmente, dos 18.240 médicos participantes do programa, 5.274 são formados no Brasil (29%), 1.537 têm diplomas do exterior (8,4%) e 11.429 fazem parte do acordo de cooperação com a Opas (62,6%). Mais de 63 milhões de famílias, de acordo com o governo, são assistidas por esses profissionais.

Informações da Agência Brasil

scroll to top