Camaçari Notícias Político

Presidentes das Câmaras da RMS e cidades vizinhas montam frente parlamentar unificada; Camaçari liderará grupo

Foto: Danilo Cerqueira|Cidade Satélite
Foto: Danilo Cerqueira|Cidade Satélite

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas, o desenvolvimento econômico e a mobilidade urbana dos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e cidades vizinhas, presidentes das Câmaras de Vereadores criaram uma frente parlamentar unificada.

O primeiro encontro dos vereadores aconteceu nesta quinta-feira (4) no Plenário Osvaldo Nogueira, na Câmara Municipal de Camaçari, e contou com a presença de 10 presidentes de Casas Legislativas.

“O que nós estamos nos propondo aqui hoje é inovação”, defendeu o presidente da Câmara de Camaçari, o vereador Júnior Borges (DEM), parlamentar que idealizou a iniciativa e agora irá presidir o grupo.

Conforme o democrata, esta é uma ação acima de qualquer bandeira partidária. “Se nós nos pautarmos extra bandeiras partidárias, as nossas cidades só tendem a ganhar. A proposta é nos unificarmos entorno das nossas cidades. Nossas cidades têm que ser respeitadas”.

Entre as pautas que já devem começar a ser debatidas estão a pandemia e o pós-pandemia, educação, segurança pública, economia e transporte público. Mais de 4 milhões de habitantes vivem na região, que juntas correspondem a 41% do PIB baiano, como apontaram os vereadores.

“A experiência do Executivo tem mostrado ao Legislativo que dá certo”, reiterou Naide Brito (PT), presidente da Câmara de Lauro de Freitas, ao citar o consórcio de saúde entre as prefeituras da RMS e Governo do Estado para manutenção da Policlínica Regional.

“Isso só tem a nos fortalecer, porque juntos tende a ficar mais forte para trazer investimentos para as nossas cidades”, disse Juco do Povo (PSB), presidente da Câmara de Itaparica.

Jorge Thieres (DEM), presidente da Câmara de Pojuca, fez coro aos demais colegas, citando a União dos Municípios da Bahia (UPB) como referência. “É uma iniciativa muito importante e não é uma defesa partidária”.

Mais do que a união, o presidente da Câmara de São Francisco do Conde, Luis Campinas (PT), afirmou a necessidade de pensar a frente parlamentar e suas ações na prática. “Espero que possamos tirar do papel as ações e fazer com que na prática aconteça”.

Liderança da cidade vizinha, que fica a 107,9 km de distância de Camaçari, o presidente da Câmara de Ouriçangas, Raislan Vinhas (PSB), reforçou a pauta da economia. “A gente precisa trazer novos rumos, novas alianças e novos investidores”, comentou ao citar os impactos provocados pela saída da Ford e que deixou 26 moradores do seu município desempregados.

A primeira reunião oficial será realizada em Lauro de Freitas, com data ainda a ser definida.

Também participaram do encontro Neném de Dadinho (DEM), presidente da Câmara de Mata de São João; Lico de Matarandiba (PP), presidente da Câmara de Vera Cruz; Eri Costa (MDB), presidente da Câmara de Simões Filho; Renato Henrique (PP), presidente da Câmara de Dias d’Ávila; e Filipe Argôlo (Solidariedade), presidente da Câmara de Entre Rios.