Cultura e Entretenimento

Prêmio de Fotografia Pierre Verger: 7ª edição é lançada nesta sexta (25)

as

Evidenciar os trabalhos fotográficos que tenham se destacado no cenário nacional, além de incentivar, divulgar e valorizar a produção da fotografia contemporânea. Com este propósito, o Prêmio  Nacional de Fotografia Pierre Verger chega à sétima edição, que será lançada nesta sexta-feira (25/01) pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa). O evento acontece a partir das 17h30 na Galeria da Fundação Pierre Verger, em Salvador, e será voltado para convidados.

Neste ano, haverá premiação em três categorias: Ensaio fotográfico e de reconstrução histórica, com o tema Ancestralidade e Representação; Ensaio Fotográfico Documental de tema livre; e Ensaio de Inovação e Experimentação Fotográfica, tema livre. Além dos três premiados, a Comissão de Seleção indicará, a seu critério, 12 artistas que participarão da Exposição Coletiva e do Catálogo do Prêmio Pierre Verger.

Cada um dos 15 participantes receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500 para despesas com os trabalhos a serem expostos. Além disso, três fotógrafos, um em cada categoria, serão premiados com o valor de R$ 30 mil.

A Exposição Coletiva do Prêmio Pierre Verger será realizada pela Funceb na Sala de Arte Contemporânea Mario Cravo Júnior, no Palacete das Artes, em Salvador, no período de outubro e novembro de 2019, com entrada gratuita.

O edital da sétima edição do prêmio estará aberto entre os dias 22 de março e 25 de maio. As inscrições serão gratuitas e realizadas por meio postal, via SEDEX ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento. Os ensaios fotográficos devem ser inéditos, e não podem ter sido premiados no Brasil ou no exterior.