Notícias Salvador

Prefeitura faz distribuição de máscaras em estações

Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Passageiros que passam pelas estações de transbordo de Salvador estão contando com uma ação educativa realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) para informar a população sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ônibus. A ação envolve a orientação a partir de panfletos e mensagens sonoras e, a partir desta sexta-feira (24), também estão sendo distribuídas máscaras reutilizáveis para quem estiver sem o material.

Na manhã de ontem, cerca de 200 máscaras de tecido foram distribuídas para usuários do transporte público na Estação da Lapa. A distribuição ocorre ainda nas estações Pirajá, Acesso Norte e Mussurunga. A orientação à população sobre a obrigatoriedade do item de segurança é realizada em outros 80 pontos de grande concentração de passageiros.

O titular da Semob, Fábio Mota, ressaltou que esse primeiro momento tem um caráter educativo, mas a partir da próxima segunda-feira (27) será proibida a entrada de passageiros que estejam sem a máscara nos ônibus. “Desde ontem começamos as ações nos terminais da cidade. São ações educativas. Também estamos fazendo a distribuição diária de máscaras até domingo, pois a partir de segunda-feira está claro que será iminentemente proibida a entrada de pessoas sem máscara nos ônibus”.

A obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público é uma determinação prevista no Decreto Municipal 32.357. Desde ontem (23), a população também é obrigada a usar o item de proteção no trânsito e em ambientes de trabalho. O objetivo é garantir a proteção individual e coletiva contra a Covid-19, buscando controlar a curva de crescimento da doença e evitar a sobrecarga do sistema público de saúde.