Bahia Brasil Mercado e Negócios Notícias Poder Público

Prazo para convocados pelo INSS agendar perícia médica termina nesta quinta (11)

Foto: UOL
Foto: UOL

Termina nesta quinta-feira (11), o prazo para que as pessoas afastadas do trabalho e que estão recebendo o auxílio por incapacidade temporária do INSS, façam o agendamento para passar por uma nova perícia médica.

O agendamento para a perícia médica do INSS é realizado pelo aplicativo, por meio do site Meu INSS, ou ainda, pelo telefone 135. No atendimento presencial com o perito, o beneficiário precisa levar toda a documentação que comprove a incapacidade para o trabalho – laudos médicos, atestados, exames e prontuários, além dos documentos pessoais de identificação.

A convocação do INSS, busca identificar pessoas que evoluíram de condição e não têm mais o direito de receber o benefício. O procedimento exige que as pessoas antes incapacitadas para o trabalho comprovem mais uma vez a condição especial.

O edital da Previdência Social publicado no final de setembro, convocou cerca de 95 mil beneficiários em todo o Brasil para realizarem uma nova perícia. A convocação por edital foi adotada para as pessoas em que o Correios não conseguiu entregar a carta, comunicando da necessidade da realização de uma nova perícia. Dados do INSS apontam que até esta terça-feira (9), cerca de 10 mil pessoas haviam realizado o agendamento para o procedimento no país.

As cartas com as convocações começaram a ser enviadas em julho, a mais de 170 mil beneficiários de todo o país. Os notificados têm o prazo de 30 dias para realizar o agendamento da perícia médica, prazo que é contado a partir da data de recebimento da carta informado pelos Correios ao INSS. As perícias do ‘pente-fino’ iniciaram no mês de agosto.