Gente que Faz Mercado e Negócios Notícias Notícias Poder Público

Por mais segurança no Pix, BC prepara limites de valor e horário

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O Banco Central pretende anunciar em breve mudanças nas operações envolvendo o Pix, tais como flexibilização de horários para transferências, limitação de valores e até a escolha dos destinatários. Segundo o BC, as medidas são para melhorar a segurança do sistema de pagamentos.

O anúncio foi feito pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, em evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Esfera.

O objetivo da instituição é evitar fraudes e roubos por criminosos que já utilizam o sistema em contravenções bancárias. Dessa forma, o usuário conseguirá, por exemplo, escolher limites e horários diferentes para a realização de transferências.

Fontes ouvidas pela analista dizem que as novas medidas não serão apenas para o Pix, e devem abranger, também, todos os meios de pagamento bancários, com objetivo de garantir uma margem de segurança para os bancos e clientes.

Campos Neto destacou que os crimes bancários já eram comuns com as outras modalidades de transferências, como TED e DOC, e o Pix foi só mais uma forma utilizada para práticas ilegais. A escolha de medidas de segurança a serem adotadas será dos próprios clientes.