Pluralidade e geração de conteúdo marcaram lançamento do Cidade Satélite

Sofá e cadeiras no palco, ocupadas ativamente por vereadores e lideranças sociais; na plateia, muito conteúdo compartilhado. O desenho mais dinâmico que teve o Satélite Político realizado na última sexta-feira (9), no Teatro Alberto Martins, possibilitou a interação buscada pela equipe do Cidade Satélite, que lançou o website e também a Agência Satélite.

Na oportunidade foi apresentada a equipe Satélite composta pelos jornalistas, Romero Mateus, Daniel Fonseca, Anami Brito, Camila São José, Flávio Rosário, pelo Relações Públicas, Emerson Leandro, e pelo administrador, Alan Dourado. O pocket-show de Denny Françuá e a feira cultural com empreendedoras no espaço externo do teatro abrilhantaram a atividade.

Com o tema, “Das Propostas às Práticas em Cultura, Esporte e Trabalho”, a atividade foi aberta com palestra magna do coordenador do grupo Gira/UFBA, Felipe Fernandes, que trouxe alguns painéis para reflexão do público acerca do impacto das questões de gênero nos temas em pauta.

O vereador eleito, Vaninho da Rádio (DEM) apontou projeto de escola técnica em Monte Gordo, assim como a defesa de um desfecho na composição do Executivo, que favoreça à subida da suplente de vereadora, Fafá do Senhorinho (DEM). O vereador eleito, Binho do Dois de Julho (PCdoB), destacou a atuação no município, frisando a experiência como presidente da Associação do Dois de Julho e como membro da CIPA na FORD há seis mandatos, como vitais para consolidar iniciativas semelhantes a dos torneios esportivos itinerantes.

No segmento de Esporte,  A treinadora, Dilma Mendes, exclamou pela valorização da classe, mas principalmente, pela defesa do esporte feminino. “Se já alcançamos vários títulos e possibilitamos que atletas nossas pudessem hoje estar estudando fora do país, com pouco apoio recebido, onde poderíamos chegar com mais estrutura?”, indagou, Dilma. Já o mestre de Capoeira, Ismael Reis, fez um resgate histórico, sinalizou o Grupo de Capoeira Inclusiva, frisando a Educação como pilar junto com o Esporte na defesa de jovens e adultos.

A secretária de Cultura, Branca Patrícia, fez um balanço da gestão e destacou a construção coletiva como principal conquista, frisando as datas calendarizadas e o fortalecimento de subáreas do segmento, como Capoeira, dentre outras. Ainda no segmento de Cultura, O vereador Marcelino citou alguns projetos de sua autoria, como o Dia Municipal do Reggae e a Semana Municipal do HIP-HOP. Quando questionado pelo ex-secretário de Cultura, Vital Vasconcelos (plateia), sobre sua opinião a respeito da conjuntura política nacional que estaria “retirando direitos da população”, Marcelino pontuou que “o Brasil continua vivendo a luta de classes e que o pensamento crítico e a audiência seletiva são as principais defesas da população”.

Tematizando Trabalho, A consultora em RH, Edileusa Sena, abriu os olhos dos participantes do evento, quanto aos caminhos mais sólidos a serem trilhados principalmente pelas instituições do terceiro setor. Edileusa explicou também como auxilia pessoas de modo itinerante, através do projeto Dica Social. A liderança em Empreendedorismo Social, Dito da Ludeso, também deu dicas, citando exemplo do Grupo Ludeso como case de sucesso que fica localizado no bairro Burissatuba. Josué – liderança do Jardim Limoeiro-, foi um dos que ressaltou a importância do Satélite Político. “Precisamos de mais momentos, como este”, finalizou.

 

scroll to top