Plenarinho abre votação do Eleitor Mirim 2018 para público infantojuvenil

destaque_eleitor_mirim_2018_01.jpg

Estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental poderão participar, até o dia 28 de outubro, do projeto Eleitor Mirim 2018 do Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados. Assim como ocorre nas eleições gerais, em que adultos escolhem seus representantes, crianças e adolescentes terão a oportunidade de participar de uma votação virtual parecida com a real. O objetivo do projeto é chamar a atenção dos jovens sobre a importância do processo eleitoral e do voto.

Os cinco candidatos que estão na disputa foram selecionados pela equipe do Plenarinho entre as várias sugestões enviadas por escolas de todo o Brasil. Os jovens eleitores terão acesso às campanhas de cada um dos candidatos, e poderão votar em uma urna virtual disponível no portal. Os candidatos são: Diana Rogers, criada pelo Colégio Conexão (Joaçaba/SC); Oswaldinho, criado pela E. M. Prof. Oswaldo de Oliveira (Sorocaba/SP); Justinho, criado pela E. M. E. F. José Pasqualini (Corupá/SC); Valter Silva, criado pelas Escola do Futuro e Escola Millenium (Governador Valadares/MG); e Super-Betinho, criado pela E. M. Humberto de Alencar Castelo Branco (Campina Grande do Sul/PR).

O Eleitor Mirim é um programa do Plenarinho realizado nos anos eleitorais, com a parceria de professores. Eles recebem uma cartilha com textos que abordam de forma divertida os vários aspectos do processo eleitoral, como a importância do voto, a necessidade de acompanhar o trabalho daquele que foi eleito, as possibilidades de engajamento, entre outros. Além disso, a cartilha traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.

As informações são da Agência Câmara

scroll to top