Pelourinho sedia nesta sexta (16) a 22ª Caminhada Azoany – Contra a Intolerância Religiosa

azoany.jpeg

Nesta sexta-feira (16/08), acontece no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, a 22ª Caminhada Azoany. A temática para o ano de 2019 será “Cultura e fé: Azoany orixá e inkise na defesa do povo de Santo”. O projeto faz parte da Rota Ancestral de Salvador, que objetiva somar esforços nas lutas contra a Intolerância Religiosa, preservação do Patrimônio Imaterial, integração das mulheres e homens de axé e fortalecimento das heranças africanas.

O evento marca a luta contra a intolerância religiosa e o projeto é composto por uma série de atividades no mês de agosto que busca dar visibilidade à temática e somar o calendário do Agosto da Igualdade, resgatando a memória da Revolta dos Búzios.

Azoany, com é conhecido no Jejé, é o Deus de saúde e da morte, o Orixá/Inkise que está em plena consonância e contato com a humanidade, buscando através do dia a dia a solução de problemas que atingem a matéria humana.

A programação é iniciada às 9h com uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Largo do Pelourinho, segue para a sede da Associação Comunitária Alzira do Conforto, localizada na Rua das Laranjeiras, nº 14, onde ocorrerá um banho de pipoca e o padê. No turno da tarde, às 13h, a caminhada segue em direção à Igreja de São Lázaro, no bairro da Federação.

A realização do evento é fruto da realização da Associação Comunitária Alzira do Conforto em parceria com a Rede de Étnico Empreendedores – EMUNDE e o Governo do Estado.  Apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

scroll to top