Notícias Poder Público

PDDU Camaçari: chega ao fim o 1º ciclo de Oficinas

Foto: Jean Matos
Foto: Jean Matos

Cultura, saúde, segurança, desemprego e meio ambiente, essas foram algumas das questões levantadas pela população durante o encerramento do 1º ciclo das oficinas de participação social para a construção da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Camaçari. Desta vez, a comunidade do distrito de Monte Gordo teve a oportunidade de fazer as contribuições, com o evento realizado na Escola Municipal Amélia Rodrigues, na última sexta-feira (29/11).

A presidente da Comissão Executiva para a Elaboração da Revisão do PDDU, a assessora especial da Secretaria de Governo (Segov), Juliana Paes, explicou aos presentes sobre o processo da oficina e falou sobre a importância da lei. “Ela define como a cidade vai constituindo no decorrer dos tempos. Essas oficinas representam o trabalho que a prefeitura precisa fazer, que é construir essa lei, com a participação da população. Para construirmos juntos esse modelo da cidade do futuro”.

O secretário de Governo, José Gama, esteve presente e lembrou das oficinas realizadas, que foram cinco na sede e três na Costa. “A gestão caminha nessa ânsia, de fazer um projeto de lei cada vez mais voltado para aquilo que representa o anseio das pessoas. É muito importante que a comunidade participe e ela tem respondido de forma positiva”.

Após a abertura, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho com o objetivo de listar “pontos fracos” e “pontos fortes”, “oportunidades” e “ameaças” da cidade e debater sobre o futuro do município. Representando um dos grupos, a estudante de pedagogia, Ana Amélia Silva, 55 anos, fez considerações sobre o que a comunidade precisa, como a reativação da cultura local, a precariedade dos sistemas de saneamento básico, abastecimento de água e transporte público, necessidade de pavimentação asfáltica e de cursos profissionalizantes. Dentre os pontos positivos destacados pelos participantes estão os relacionados à educação, bons professores, escola e projetos, reforma da unidade de saúde e o turismo na Costa.

Além do debate, os participantes preencheram um questionário com as informações sobre o lugar em que vivem, como infraestrutura e oferta de serviços públicos. Todo o conteúdo gerado durante as oficinas vai resultar na elaboração de um relatório que será apresentado em audiência pública, uma das próximas fases do processo de revisão do plano. A expectativa é de que o projeto de lei do novo PDDU seja enviado à Câmara de Vereadores para análise e votação, em julho de 2020.

O PDDU é considerado a maior lei existente na administração municipal, depois da Lei Orgânica. A Prefeitura de Camaçari, por meio da Segov, é protagonista na condução do processo de elaboração da revisão do PDDU. Outras informações pertinentes podem ser obtidas através do Portal do PDDU (pdducamacari.com.br). O vereador Vaninho da Rádio esteve presente e participou da oficina.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari