Notícias Salvador Saúde

Para evitar surto, SMS disponibiliza vacina contra gripe em postos de saúde

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e evitar um surto de Influenza, a Secretaria Municipal de Salvador (SMS), disponibiliza doses de vacina contra gripe em postos de saúde soteropolitanos.

Atualmente, há uma baixa procura pelo imunizante nas unidades de atendimento. A estimativa é vacinar 721 mil pessoas, entretanto a cobertura vacinal da população que compõe o público alvo é de 58%.

Para ampliar o número de vacinados, a SMS solicitou à Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde 100 mil doses extras da vacina contra o vírus. Com o atual estoque, o imunizante é oferecido para o público com idade igual ou superior a seis meses, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 16h. Para receber a dose, é preciso apresentar o documento de identidade ou levar o cartão de vacinação.

A Influenza ou gripe é uma doença viral aguda do aparelho respiratório, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. Geralmente benigna e autolimitada, pode em alguns casos apresentar complicações, levando à internação hospitalar e até mesmo à morte em casos extremos.

“Nosso objetivo é reduzir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da gripe. A vacinação também é de suma importância nesse momento, para reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde em tempos de pandemia da Covid-19”, destacou o secretário da SMS, Léo Prates.

Postos de vacinação – A população soteropolitana pode se vacinar em diversos postos da capital baiana.  No distrito sanitário de Itapuã, o imunizante contra gripe está disponível na Unidade Básica de Saúde São Cristóvão, USF Vila Verde e USF Vila Nova Esperança.

Em Pau da Lima, os interessados podem tomar a vacina na Unidade de Saúde da Família (USF) Canabrava e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pires da Veiga. Na região de Itapagipe, a população pode ser vacinada na UBS Ministro Alkimin e na USF São José de Baixo.

No distrito do Cabula, a vacinação está ocorrendo na USF Pernambuezinho. Já a população residente no distrito sanitário Brotas pode procurar a UBS Manoel Vitorino e a UBS Cosme de Farias. No centro, as doses podem ser recebidas no Multicentro Carlos Gomes, UBS Santo Antônio e UBS Péricles Esteves Cardoso, no Barbalho.

Os residentes da região da Barra e Rio Vermelho podem procurar o Multicentro Adriano Pondé, em Amaralina.

No distrito sanitário Boca do Rio, o imunizante é aplicado na USF Pituaçu e na USF Zulmira Barros, em Costa Azul. Já os moradores de Cajazeiras podem procurar a USF Yolanda Pires. A USF Antônio Lazarotto e a UBS Péricles Laranjeiras também disponibilizam a vacina contra a gripe.

O Multicentro Liberdade, UBS Maria Conceição Santiago Imbassahy (16º Centro), USF IAPI, Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Mônica e a UBS São Judas Tadeu também realizam a aplicação das doses.

No distrito sanitário do Subúrbio, a população pode procurar a USF Beira

Mangue, USF Itacaranha, USF Alto de Coutos 2, USF Alto de Coutos I, USF

Alto do Cruzeiro, USF Alto da Terezinha, USF Nova Constituinte, USF Vila

Fraternidade, USF Fazenda Coutos 1, USF Fazenda Coutos 2, USF Fazenda Coutos 3, USF São Tomé de Paripe, USF Bate Coração e USF Estrada da Cocisa.