Palacete das Artes apresenta fotografias em celebração ao “Día de los Muertos” no México

Musicaydanzaparalasalmasquenosvisitan.jpg

SONY DSC

O Palacete das Artes, em Salvador, apresenta uma exposição que reúne cerca de 30 fotos de um concurso fotográfico promovido pela Secretaria de Cultura do México, com a proposta de divulgar, incentivar e fortalecer, através de suas imagens, a manifestação cultural registrada pela Unesco como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. A mostra pode ser conferida até o dia 09 de junho, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

Sendo uma das manifestações mais significativas do patrimônio cultural do México, a celebração do ‘Día de los Muertos’ é realizada de 31 de outubro a 02 de novembro. Cada cidade ou bairro com sua própria harmonia e seus próprios passos. Especialmente para esta exposição, a equipe da oficina de cerâmica do Palacete das Artes presta uma homenagem ao ‘Día de los Muertos’ com uma árvore e altar produzidos em cerâmica.

O público pode acompanhar a celebração do ‘Día de los Muertos’ a partir de três tópicos: Mercados e Tianguis, Altares e Oferendas e Música e Danças. Os mercados e os tianguis do México são pontos de encontro cultural e estético; é onde são realizadas as trocas de dinheiro e memórias, e se antecipa a visita dos que já se foram. Os altares e as oferendas são os espaços do encontro entre a vida e a morte. Representam a vitrine que demonstra a miscigenação que compõe o mexicano.

As músicas e as danças deste dia são tão diversas, como as manifestações culturais do México. Nos cemitérios, nas praças, nas ruas e nas casas, as pessoas fazem música e dançam com seus rostos cobertos com máscaras, bandanas ou simplesmente pintados; engalanadas com trajes multicoloridos ou vestidos com trajes de jaguares ou monstros.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117-6987.

scroll to top