Bahia Cultura e Entretenimento Notícias Salvador

Osba celebra 39 anos em Live Concerto de Aniversário, nesta quinta-feira (30)

Foto:  Eloí Corrêa GOV BA
Foto: Eloí Corrêa GOV BA

Na próxima quinta-feira (30), a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) completa 39 anos de existência, aproximando baianos de várias idades do universo da música clássica. A data será celebrada na Live Concerto de Aniversário, com a apresentação de obras ‘Concerto para violino em Ré maior, Op. 35’ e ‘Uma noite no Monte Calvo’, dos compositores russos Tchaikovsky e Mussorgsky, respectivamente. A performance será transmitida ao vivo, às 20h, diretamente do palco do Teatro Castro Alves, através o canal da Osba no YouTube, com regência do maestro Carlos Prazeres e solos de Priscila Rato, spalla da Osba.

“É uma conquista é muito importante uma instituição cultural no Brasil perdurar e mostrar consistência. Esses 39 anos agora, se encaminhando para os 40, provam que a Osba já é uma instituição que faz parte da Bahia e que se configura tradicionalmente como uma das orquestras mais importantes do Brasil. Para essa celebração escolhemos peças que mostram perfeitamente a garra de uma orquestra e casam muito bem com a Osba, que é uma orquestra absolutamente jovial, cheia de vida e de energia”, afirma o maestro Carlos Prazeres.

A spalla da Osba, Priscila Rato, irá exercer o papel de solista e executar uma das peças mais conhecidas e complexas de executar para violino, o concerto em Ré maior de Tchaikovsky. A instrumentista carioca tem uma relação antiga com a Orquestra baiana. “A primeira vez que eu toquei com a Osba, eu tinha dezesseis anos no concurso para jovens solistas e desde o primeiro contato eu já fiquei encantada com os músicos, que eu vejo como uma grande família. Naquela época, eu jamais poderia imaginar que um dia estaria aqui tocando e dividindo o espaço com essas pessoas que eu sempre admirei. Por isso estou muito feliz de participar como solista desse evento celebrando essa data tão importante”.