Camaçari Saúde

Número de pacientes na fila por leitos diminui em Camaçari após medidas restritiva

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), as medidas restritivas adotadas em Camaçari e a ampliação na oferta de leitos já começam a surtir efeitos positivos, a iniciar pela queda na fila de espera por leitos direcionados à demanda da Covid-19. No ponto mais alto da pandemia, no mês de março, o número de pessoas na fila de espera por um leito foi de 72. Durante dias, a média de pessoas aguardando um local era de 45 pessoas. Após a adoção das medidas restritivas, esse número caiu no último domingo (28/3) para 15 pessoas.

O secretário de Saúde, Elias Natan, ressaltou que, “isso mostra que as medidas restritivas/preventivas são os principais meios de conter o vírus enquanto vacinamos a população. Porém, essa queda na fila de espera é apenas o começo de uma melhora, pois ainda estamos com 100% dos leitos de UTI ocupados. Precisamos zerar a fila de espera e cair a ocupação dos leitos de UTI para menos de 80%”.

Nas unidades de urgência e emergência, assim como nas unidades de saúde da atenção básica, também houve uma queda na procura do atendimento por pacientes sintomáticos. “Esse é outro fator que mostra que as medidas preventivas surtem efeito e devem se manter. Reafirmo que ainda estamos vivendo o ponto alto da pandemia”, afirmou o gestor da Secretaria da Saúde (Sesau).

“Afirmo que se todos continuarmos trabalhando juntos, respeitando as medidas restritivas e preventivas, conseguiremos, logo em breve, sair do pico da pandemia. Por isso, peço mais uma vez à população para não baixar a guarda nas medidas preventivas, que continuem usando máscara, álcool em gel e evitando aglomerações”, destacou Elias Natan.