Cultura e Entretenimento Notícias

Museus debatem acessibilidade da cultura e arte no meio virtual em live

A live será com Iracema Vilaronga, deficiente visual, assessora da ACESSU. Foto: Arquivo pessoal
A live será com Iracema Vilaronga, deficiente visual, assessora da ACESSU. Foto: Arquivo pessoal

Pensar em como o público deficiente visual pode interagir nos ambientes virtuais dos museus tem sido um dos grandes desafios de 2020, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Este será o tema da live, “Acessibilidade: cultura e arte no meio virtual”, que o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, localizado no Pelourinho, em Salvador, promove no próximo sábado (26), às 15h, no Instagram @museusdabahia.  A conversa será com a Iracema Vilaronga que é deficiente visual, mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB e assessora da ACESSU; e Juniro Almeida – artista visual, fotógrafo, legendista (LSE), audiodescritor roteirista e narrador da ACESSU: Acessibilidade Universal.

“Sabe-se que, com a ausência da visão, a pessoa com deficiência visual interage com o ambiente e as pessoas através dos sentidos remanescentes: tato, audição, olfato e paladar. Por esse motivo, com a pandemia essas pessoas passaram a fazer parte do grupo de risco, por não poderem manter a distância determinada pela OMS por força das circunstâncias. Tendo em vista tal realidade, cabe aqui a reflexão: durante a pandemia, como as pessoas com deficiência visual poderão interagir/usufruir de espaços museais virtuais, uma vez que as imagens virtuais não são ‘tangíveis’? E no período pós-pandemia, como seriam essas experiências/fruição, se o ‘tocar’ ainda será motivo de temor para todos nós? Há que se pensar nessas ‘novas’ formas de interação/experiência/fruição”, questionam Iracema e Juniro.

A atividade integra a14ª Primavera dos Museus, uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que une instituições museológicas em torno de atividades para todos os públicos. O tema definido para a edição de 2020 é “Mundo Digital: Museus em Transformação” e, visto o momento de pandemia, os museus participarão com atividades em ambiente virtual de 21 a 27 de setembro.