Movimentos Sociais na Bahia é tema de palestra em Salvador

card_movimentossociais_conversandocomsuahistoria.png

Neste mês de julho, o Conversando com a sua História traz a temática Movimentos Sociais na Bahia e inicia na próxima terça-feira (10/07) com a palestra Bandidos, sediciosos e terroristas no sertão do Rio São Francisco: Deslegitimando as ações de adversários políticos e dos agentes sociais (1830 – 2016). A atividade inicia às 17h, no foyer da Biblioteca Central do Estado da Bahia, no bairro dos Barris, em Salvador.

“Diversos momentos históricos foram construídos sob-repressão e vistos pelos políticos e alguns agentes sociais como desordem ao Estado brasileiro”, afirma o historiador  e palestrante Rafael Sancho.
De acordo com Sancho, “recentemente, a denominação terrorista também tem sido utilizada quando faz referência a manifestações populares”. Desse modo, será apresentado o banditismo no sertão do São Francisco do século XIX e analisado como outros sujeitos em diferentes momentos históricos passaram por um processo de deslegitimação de suas ações.
A apresentação procura expor como diferentes momentos históricos, como reivindicação popular, lutas políticas e revoltas populares, ocorreram em uma conjuntura de repressão, analisando os discursos e a conjuntura específica.

Serviço

Movimentos Sociais é tema do Conversando com sua História deste mês de julho

Terça-feira (10/07), às 17h
Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris);

scroll to top