MEC mantém inscrições do Enem 2020 para hoje mesmo com pandemia de coronavírus

Enem.jpg

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começam nesta segunda-feira (11) mesmo com pedidos de adiamento por causa da pandemia do novo coronavírus. Os candidatos devem fazer o cadastro no site oficial da prova (https://enem.inep.gov.br/participante/) até 22 de maio.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios. Neste ano, as provas presenciais vão ocorrer em 1 e 8 de novembro. A primeira versão digital do exame será em 22 e 29 de novembro.

Desde que o edital do Enem foi divulgado, uma série de pedidos de adiamento vieram de diferentes instituições. O mais recente, de acordo com o G1, foi feito por universidades públicas e colégios federais do Rio de Janeiro. O documento assinado por dirigentes de 11 instituições repudia “qualquer tentativa de difundir uma sensação de normalidade falseada”. Elas defendem que, se o cronograma do Enem for mantido, haverá uma ampliação das desigualdades de acesso ao ensino superior.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) também fez um pedido argumentando que a pandemia e as condições de ensino vão agravar as desigualdades do país. Em nota, o Conselho afirma que os estudantes das escolas públicas serão os mais afetados pelo não adiamento do exame.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) pediram suspensão do edital e afirmaram que o Ministério da Educação e o Inep não demonstram “sensibilidade para o momento”.

Veja o cronograma com as principais datas do Enem:
Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio

Inscrições: 11 a 22 de maio

Solicitação de atendimento especializado do Enem impresso: 11 a 22 de maio

Solicitação para tratamento pelo nome social: 25 de maio a 1 de junho

Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição, com os locais de prova: A definir data em outubro

Provas presenciais: 1 e 8 de novembro

Gabarito e divulgação dos cadernos de questões: 11 de novembro

Provas Enem digital: 22 e 29 de novembro

Divulgação do gabarito do Enem digital: 2 de dezembro

Resultado individual: janeiro de 2021

scroll to top