Brasil Diversidade Notícias

McDonald’s realiza ação para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Foto: Internet
Foto: Internet

A Franquia do McDonald’s atualmente, conta com 200 vagas de emprego para pessoas com diversos tipos de deficiência em todo o Brasil e implementa avanços em treinamentos para pessoas surdas 

Hoje, dia 03 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o restaurante McDonald’s localizado no Shopping Mooca, em São Paulo (SP), será operado por um time composto totalmente por funcionários com algum tipo de deficiência, de Atendentes a Gerentes. A ação é uma forma de reconhecer esses profissionais e reforçar que todas as pessoas podem alcançar seu máximo potencial quando estão em um ambiente seguro e respeitoso. Essa é uma das iniciativas do Comitê de Diversidade e Inclusão da Arcos Dourados, franquia responsável pela operação da rede na América Latina e Caribe, que mantém um olhar atento e individualizado para este grupo e, atualmente, conta com cerca de 1.500 colaboradores com diversos tipos e graus de deficiência por todo o Brasil. 

A companhia conta com o programa Inclusão Além da Cota, que busca criar posições de trabalho e ampliar as oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência, além de contemplar uma série de ações afirmativas para ampliar a experiência desses profissionais na empresa. O calendário anual do programa conta com uma série de ações, como workshops de sensibilização, webinars e formação contínua de gestores, entre outras. Recentemente, essa iniciativa foi contemplada com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Prefeitura de São Paulo.  

Entre os avanços conquistados em 2021, a rede passou a contar com intérpretes de libras em todos os cursos, treinamentos e reuniões que tenham pessoas surdas entre os participantes e todos os materiais de treinamento audiovisual e comunicação interna passaram a trazer a tradução em libras, incluindo planos de desenvolvimento para que pessoas surdas possam avançar em suas carreiras.  

A Arcos Dourados acredita que, além de incluir, é preciso oferecer oportunidades para o crescimento profissional desses colaboradores. Nos últimos dois anos, mais de 4 mil horas de capacitação teórica foram ministradas pela universidade corporativa da rede, Hambúrguer University, para pessoas com deficiência. Como resultado desses esforços, apenas este ano, cinco oportunidades de promoções para cargos em liderança nos restaurantes da rede foram conquistadas por funcionários com deficiência.  

Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão, comenta que a consistência desse trabalho é o que faz da Arcos Dourados um bom lugar para esses funcionários. “Quando cheguei no time, passei semanas em treinamento nos restaurantes e pude testemunhar na prática como a inclusão é importante. Ter profissionais com deficiência nos times não só traz benefícios para eles, mas também humaniza a empresa e cria uma cultura de pertencimento ainda mais forte em todos os funcionários”, comenta o executivo.  

A história de Luiz Mendes é um bom exemplo do quanto a oportunidade de inclusão transforma a vida desses profissionais. Luiz nasceu com microcefalia, uma má formação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, porém isso não foi impeditivo para realizar seus sonhos. Funcionário do Méqui em Itabuna (BA), sua história com a rede começou em junho de 2013. Alegre, prestativo e muito dedicado, foi no trabalho que encontrou forças para passar por dois momentos difíceis da sua vida: o falecimento do pai Nelson Morita, em 2017, e mais recentemente da mãe, Luizete Morita, em 2020.  

Nesses oito anos que faz parte da rede, Luiz conquistou muitos clientes, que fazem questão de passar no restaurante para falar e brincar com ele. Foi no Méqui também que ele encontrou uma segunda família, sendo tratado como filho por todos e sempre se mostrando muito feliz em fazer parte da equipe. “Gosto muito de trabalhar aqui, de fazer sobremesas, gosto dos colegas, da Gerência e de Big Mac”, afirma ele. 

Parceria com Apae Brasil 

Para ampliar sua atuação, recentemente a Arcos Dorados assinou uma parceria com a Apae Brasil (Fenapaes) que vai gerar 120 oportunidades de emprego para pessoas com deficiência em restaurantes da rede de diversas cidades brasileiras. O acordo de colaboração também prevê a capacitação e acompanhamento contínuos desses funcionários por meio da metodologia Emprego Apoiado, além da realização de treinamentos para os demais colaboradores, para que possam contribuir com a promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo. 

Vagas 

O McDonald’s conta, atualmente, com 200 vagas abertas em seus restaurantes em todo o Brasil. As pessoas com deficiência recebem um olhar individualizado durante todo o processo seletivo. A companhia conta com uma equipe de profissionais dedicados à captação, contratação e acompanhamento de pessoas com deficiência, que contempla gestores de inclusão, médicos do trabalho, enfermeiros e gerentes selecionadores. Atualmente, a rede emprega pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental e intelectual. Os interessados podem se inscrever por meio do linkhttps://jobs.kenoby.com/mcdonalds. Por sua atuação pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Arcos Dorados já recebeu o Prêmio Reconhecimento Global – Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência, concedido pela ONU.