Camaçari Notícias Saúde

Mastologista de Camaçari alerta para saúde das mamas durante a pandemia

saude afetiva dra Tatiana

 

Desde o início da pandemia no Brasil, a sociedade civil, empresários, médicos e pacientes passam por diversos momentos de incertezas, sobretudo porque a epidemia do novo coronavírus é sem precedentes, conforme apontam cientistas. O conselho quase unânime entre especialistas da saúde, é para que as pessoas fiquem em casa para evitar a proliferação da Covid-19.

A Dra. Tatiana Bottiglieri, no entanto, alerta para os riscos da não realização de exames preventivos. A médica mastologista do CMP – Centro Médico do Pólo pontua que desde o início da pandemia no país, pelo menos 50 mil pessoas deixaram de ser diagnosticadas com câncer. Os dados são de um levantamento realizado pelas Sociedades Brasileiras de Patologia e de Cirurgia Oncológica.

 

“[Com a baixa procura] a gente tá perdendo a chance de fazer um diagnóstico precoce do câncer de mama e com isso, a chance de fazer um tratamento menos agressivo e de sucesso”, explica a Dra. Tatiana.

A especialista diz ainda, que ao procurar um médico durante a pandemia é importante observar se a clínica respeita as medidas de prevenção estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde – OMS e outras entidades. “Faça seus exames em um lugar seguro, que siga as regras padronizadas. Use sempre máscaras, lave bem as mãos, mas não deixe de cuidar de suas mamas. O câncer de mama tem cura, mas para isso é essencial que os exames sejam feitos regularmente e a doença diagnosticada inicialmente”, alerta.