Manchas de óleo: prefeitura de Camaçari entrega três toneladas da substância à Cetrel

limpeza-praia-2-1.jpeg

A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), realizou as primeiras entregas, à Cetrel, do óleo retirado das praias da Costa de Camaçari. Trata-se de três toneladas (três mil quilos) de substâncias removidas das praias de Itacimirim (1.710 quilos) e Arembepe (1.290 quilos), que foram entregues na última sexta-feira (18/10). De acordo com o titular da pasta, Armando Mansur, ainda nesta segunda-feira (21/10), mais dez toneladas (dez mil quilos), oriundas de Jauá, serão entregues à empresa especializada em gestão ambiental, para que seja dado o destino final.

O resíduo está sendo transportado pela Naturalle, em um caminhão muck. Ao chegar à Cetrel, o material passará por análise química. Desta forma, será definida a melhor forma de descarte até que o Governo Federal, através do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), determine a destinação final de forma segura e que evite a poluição do meio ambiente.

Realizado por equipes da Sesp, por meio de agentes da Defesa Civil, além do trade turístico, através da Secretaria de Turismo (Setur), o trabalho de retirada das manchas de óleo ganha o reforço de voluntários das comunidades atingidas. Como é o caso de Busca Vida, onde foram coletadas uma tonelada (mil quilos) da substância nos últimos dias. O material está acondicionado, seguindo as orientações da Sesp, e será removido pela Naturalle em breve. Ainda aguardando retirada, está o resíduo recolhido da praia de Guarajuba. Por lá, foram retiradas cerca de uma tonelada (mil quilos) do resíduo.

Ainda segundo o secretário Armando Mansur, o material está acondicionando em sacos de PVC, de 200 litros, que por sua vez serão armazenados em caixas metálicas, as chamadas brooks com cinco m³ (metros cúbicos) cada, que são apropriadas para resíduos dessa natureza.

A equipe de limpeza está trabalhando uniformizada com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para esse tipo de caso, com botas, luvas e máscaras, além de carros de mão, vassouras metálicas, pás e peneiras. Ainda são utilizados maquinários para a remoção das manchas, como tratores.

A administração municipal está realizando operações diárias de limpeza das praias e monitoramento da região costeira. No entanto, o apoio dos voluntários é fundamental. Para remoção dos resíduos coletados ou retirada de óleo, pode-se acionar a Defesa Civil, através do número 199.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari
scroll to top