Bahia Cultura e Entretenimento

 MAM abre inscrições para oficinas artísticas

Foto: Robson Mendes / AGECOM
Foto: Robson Mendes / AGECOM

 

Em formato híbrido (online e presencial) estão abertas vagas para os cursos Processos Criativos – Tridimensionalidade e Performance, desenho, gravura e arte e tecnologia, como parte da programação formativa das Oficinas do MAM. Nomes como Vauluizo Bezerra, Iêda Oliveira, Renato Fonseca e Francisco Barretto estão na nova proposta, que tem mudanças na forma e nos conteúdos. As inscrições gratuitas podem ser feitas por meio do site www.oficinasdomam.com.br até o dia 22 de junho.

A mudança na forma privilegia a multidisciplinaridade, ao invés das técnicas de linguagens separadas, e estimula a discussão teórica de conceitos em conjunto com a parte prática. Artistas e pesquisadores, que possuem práticas singulares e reconhecidas pelo meio, foram convidados a ministrar os módulos trimestrais, com o intuito de compartilharem seus “processos criativos”.

Ao todo serão quatro cursos voltados para artistas, estudantes de arte ou pessoas que desejam experimentar o fazer artístico contemporâneo. Os módulos serão trimestrais, e as temáticas abordadas irão dialogar diretamente com as exposições que estarão em cartaz no museu. Uma proposta curatorial educativa que colocará em conexão os distintos setores e atividades do MAM: as exposições, o acervo, a mediação, as oficinas, a sala de cinema, entre outros possíveis eventos que poderão ocorrer no local. Ao todo são 50 vagas por curso que serão preenchidas por ordem de inscrição. A programação começa a partir de Julho de 2021.

Localizado no Solar do Unhão, um sítio histórico do século XVII, às margens da Baía de Todos os Santos, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) é um grande difusor da arte nacional e internacional, além de ter um papel essencial na formação e qualificação de artistas, e na conservação das obras baianas e nordestinas.

O MAM é um dos mais importantes espaços culturais voltados à arte contemporânea do Brasil. Possui um espaço técnico com serviços de conservação, restauro e museologia, oito salas de exposição, uma biblioteca e um teatro. Nas suas dependências podem ser encontradas pinturas, esculturas, fotografias e desenhos de artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, Pancetti, Carybé, Mário Cravo e Sante Scaldaferri.

Museu de Arte Moderna da Bahia é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA). O projeto Oficinas do MAM-BA conta com o patrocínio da SICOOB Seguradora e do BANCOOB, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura; o apoio do Instituto SICOOB, do Museu de Arte Moderna da Bahia, do IPAC, e do Governo da Bahia; e realização da Trevo Produções, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e do Governo Federal.