Mais de 70% dos jovens de Salvador, entre 16 e 25 anos, têm HPV

hpv.jpg

O Papillomavirus humano, o HPV,  atinge mais da metade dos jovens brasileiros, na faixa etária entre 16 e 25 anos, segundo um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.  O levantamento aponta que em Salvador mais de 70% dos jovens estão infectados com o vírus. A chefe do setor de DST/Aids de Salvador, Daniela Cardoso, explica que o HPV ainda não é uma doença de notificação obrigatória, o que dificulta a coleta dos dados.

“Os dados que nós temos são estimativas do Ministério da Saúde e são de pesquisas específicas que foram realizadas nas capitais dos estados do Brasil. Temos uma pesquisa, pelas estimativas do Ministério da Saúde, que Salvador é uma cidade que tem um índice alto de contaminação. Principalmente entre jovens na faixa etária de 16 a 25 anos, e a gente tem uma pesquisa recente em que 71,9% dessa população jovem estaria contaminada com o vírus do HPV”, explicou.

Daniela apontou que os motivos desse grande número de contaminados é motivado pela resistência que os jovens dessa faixa etária tem as medidas de proteção. Segundo Daniela, os profissionais de Salvador estão em busca de uma linguagem que aproxime ao jovem fazendo com que ele compreenda a importância da proteção contra o HPV e outros vírus sexualmente transmissíveis.

De acordo com Daniela, os tratamentos e medicações resolutivos à disposição da população, os jovens se sentem “protegidos”. Segundo ela, a visão desses jovens é de que se ficar doente, basta ir a um posto médico e começar o tratamento. A profissional acredita que há avanços, com mais distribuição de preservativos, mais realização de exames preventivos e maior nível de vacinação nas unidades de saúde.

 

Foto: Jornal Daqui/Reprodução

scroll to top