Bahia Notícias Saúde

Mais de 200 baianos ainda continuam na UTI devido à Covid-19

Foto: Agência Estadual de Notícia
Foto: Agência Estadual de Notícia

Apesar da campanha de vacinação estar bem avançada, as curvas de casos e mortes pela Covid-19 continuam sendo registradas em grande parte do país. Consequentemente, o número de pacientes internados também. Na Bahia, por exemplo, o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupado está acima de 200. Conforme o levantamento feito pelo Tribuna da Bahia junto ao portal de Transparência da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o número de baianos internados na UTI adulta e pediátrica faz um total de 204. Isso representa 36% de ocupação total dos leitos adultos e 45% dos leitos pediátricos. A Bahia tem no total 1271 leitos, sendo 565 de UTIs e 706 clínicos (enfermaria).

“A gente tem tido uma queda nos internados desde junho, agora não quer dizer que a pandemia acabou. Se o vírus voltar a circular com força é um risco, pois ainda não temos a população toda vacinada. É preciso ter cautela nesse momento. Eu sou contra diminuir as medidas de proteção neste momento. A máscara, por exemplo, é um equipamento que ajuda a proteger. Mesmo que a gente tenha a população toda vacinada, não é possível impedir que uma pessoa pegue o vírus. Então é necessário a manutenção dos protocolos de distanciamento”, alertou a infectologista e diretora do Instituto Couto Maia, Dra. Ceuci Nunes.

O tema também tem sido alvo de bastante preocupação de autoridades sanitárias. A Sesab disse que não dispõe do perfil destes pacientes internados, mas o governador Rui Costa (PT) afirmou recentemente que mais de 90% são de pessoas que não completaram o esquema vacinal.

“É preocupante porque o vírus ainda está circulando e tirando vidas. 90% das pessoas que estão nas UTIs na Bahia não tomaram a 2ª dose ou nem a 1ª da vacina. Esse é o mesmo dado do mundo inteiro. A Covid-19 continua sendo uma doença perigosa, continua matando. Então faço um apelo: você, que ainda não se vacinou, faça isso! Proteja-se e a todos nós”, alertou em post no Twitter.

Com 10.763.804 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,54% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Óbitos

Conforme o mais recente balanço divulgado pela Sesab, o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 27.136, representando uma letalidade de 2,17%. Dentre os óbitos, 55,75% ocorreram no sexo masculino e 44,25% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,05% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,61%, preta com 15,20%, amarela com 0,39%, indígena com 0,15% e não há informação em 6,60% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 59,51%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,18%).