Jornada Universitária: painel trata sobre recursos digitais e o profissional do século XXI

Andre.jpeg

Foto: Tiago Pacheco

Como compromisso de governo e responsabilidade social, Camaçari possibilita aos munícipes caminhar rumo ao nível superior através de ações de incentivo e preparatórias. Uma dessas iniciativas é a 3ª edição da Jornada Universitária e Feira de Ciência e Tecnologia de Camaçari, que promoveu nesta quinta-feira (7/11) o painel com o tema Recursos Digitais e o Profissional do Século XXI, no Teatro Cidade do Saber.

O tema foi trabalhado pelo representante da GetEdu, parceiro do Google For Education,  Ian Zdanowsky, que falou sobre o potencial dos recursos digitais de influenciar positivamente a carreira de um profissional do século XXI, e apresentou alguns recursos do Google e como ele pode ajudar o profissional a se capacitar, a ter as competências necessárias para estar no mercado de trabalho.

O docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus Camaçari, André Luis Sousa Sena, pontuou o grande apoio do município para a chegada da instituição e contextualizou sobre a escolha profissional. “A forma de atuar no mercado de trabalho foi mudando ao longo dos tempos até estar no ambiente hoje, de utilizar as ferramentas digitais para potencializar a atuação profissional”.

O trabalho da gestão municipal com o objetivo de criar um polo universitário em Camaçari foi destacado pelo vice-prefeito, José Tude. “A determinação do prefeito Elinaldo Araújo é de criar as condições para que a nossa juventude possa estudar aqui, do ensino infantil ao superior, sem precisar sair para outra cidade”.

“O lema é: faça tudo em Camaçari, sobretudo, sonhe, tenha projeto, seja feliz”, essa foi a definição dada pela secretária de Educação, Neurilene Martins. “Esse não é um evento isolado, ele se circunscreve em um conjunto de ações estratégicas da Prefeitura de Camaçari. É um programa de governo que preza desde as creches ao ensino superior. Nosso papel não é de produzir ricos, mas de produzir riquezas, na perspectiva da cidadania”.

A aluna do Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, Caroline dos Santos e Santos, 17 anos, participou do evento e falou sobre a importância para ela que está terminando o 3° ano do ensino médio. “É interessante porque muitas pessoas não sabem o que vão fazer e essa iniciativa ajuda a descobrir. As tecnologias estão avançando e a gente tem uma ferramenta que ajuda com todas as coisas, como no estudo, trabalho, então é bom estar aprendendo”.

A 3ª edição da Jornada Universitária e Feira de Ciência e Tecnologia de Camaçari começou na última quarta-feira (6/11) e encerra esta quinta-feira. O evento contou com a participação de diversas instituições e promoveu ainda o Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação.

scroll to top